Lula diz que Brasil não sofrerá mais apagões
Presidente aposta no bom desempenho de novo terminal de gás no Rio. Segundo Lula, governo vai garantir energia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (23), ao longo de seu programa semanal de rádio “Café com o presidente”, que o país não corre risco de sofrer novos apagões. Após falar sobre o potencial do terminal de gás natural na Baía da Guanabara, Lula prometeu que o governo vai garantir energia.
“Posso dizer ao povo brasileiro que durma tranquilo, que os empresários invistam, porque vamos garantir mais energia”.
Lula voltou a afirmar que a inauguração do Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Petrobras na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, é passo para independência do país em relação à Bolívia, principal fornecedor de gás ao Brasil. “Representa mais independência. Nós não corremos risco de apagão em hipótese alguma”, disse.
Para Lula, importante num cenário de crise é manter-se independente em várias frentes. “Nós não poderíamos ficar dependentes de um país”, disse. “Quando tivermos com os lagos das nossas hidrelétricas vazios, poderemos acionar a termelétrica a gás e ela vai produzir a energia que o Brasil necessita”.
Lula afirmou que a relação com a Bolívia é boa. “Em 2006, nós tínhamos uma crise. A Petrobras vivia reclamando da Bolívia; a Bolívia vivia reclamando da Petrobras. A Bolívia resolveu nacionalizar o seu gás. Eu compreendi isso. Agora, eu também sabia que o Brasil não podia ficar submetido a apenas a pressão de um fornecedor de gás. Por isso que a gente começou a investir em pesquisa e em prospecção de gás”.
Do G1