Lula e Mantega anunciam prorrogação de IPI reduzido nesta segunda-feira
Isenção para cadeia do trigo também será mantida; os dois diivulgam ainda medidas para setor de bens de capital
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciam às 11h30 desta segunda-feira (29) novas medidas de estímulo à economia, entre elas a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para alguns setores. A cobrança menor para automóveis, material de construção e linha branca de eletrodomésticos deveria terminar nesta terça.
Segundo fontes, o imposto incidente sobre os carros será mantido no patamar atual por três meses. Em outubro, a alíquota será elevada, mas ainda permanecerá em níveis inferiores ao período pré-crise. O impacto para o governo será de cerca de R$ 2 bilhões.
Também está prevista a prorrogação por 18 meses da isenção de PIS e Cofins incidente sobre a venda de trigo, farinha de trigo e pão francês. Além disso, o governo vai anunciar as medidas para o setor de bens de capital, que devem incluir ações financeiras e fiscais.
Mantega deve apresentar ainda linhas de crédito subsidiadas e a regulamentação do Fundo Garantidor de Crédito para pequenas e médias empresas.
Da Agência Estado