Lula é o mais preparado e tem 43% das intenções de voto, diz pesquisa FSB/BTG
Para 51%, Lula vai reduzir a pobreza porque é o mais preparado. Bolsonaro, apontado por 23% como preparado neste item, é o segundo colocado também no percentual de votos, com 29%
O ex-presidente Lula (PT), o candidato mais preparado para resolver problemas do país, que vão da fome, passando pelo desemprego e chegando aos preços altos, tem 43% das intenções de voto no primeiro turno das eleições deste ano para a Presidência da República.
Em segundo lugar aparece Jair Bolsonaro (PL), considerado um presidente ruim ou péssimo por 61% dos entrevistados, com 29% das intenções de voto.
Os dados são da primeira rodada da pesquisa FSB patrocinada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (21). Confira aqui a íntegra da pesquisa.
Se a disputa pela Presidência da República for para o segundo turno, Lula alcança 54% dos votos e Bolsonaro, 35%, diz a pesquisa
O mais preparado
Para a maioria dos eleitores, Lula é o candidato mais preparado para resolver os problemas do país: redução da pobreza (51%), manter ou ampliar programas sociais de distribuição de renda (49%), gerar empregos (47%) controlar o aumento de preços (43%), promover o crescimento da economia brasileira (42%), reduzir impostos (42%), combater a pandemia de Covid-19 (36%) e a corrupção (30%). Confira gráfico da FSB/BTG Pactual.
A simulação estimulada, quando o entrevistado recebe um cartão com os nomes dos candidatos, feita pelo instituto que mostrou Lula com 43% das intenções de voto e Bolsoanro com 29%, revela ainda que todos os demais sete nomes somam, juntos, apenas 24%.
Segundo a FSB, o terceiro colocado é o ex-governador do CE Ciro Gomes (PDT), com 9%, seguido de Sérgio Moro, com 8%.
Na sequência, aparecem com apenas 2% das intenções de voto o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o deputado federal André Janones (Avante-MG) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) que ainda não decidiu se muda de partido ou se dá um golpe nas primárias tucanas que escolheram Doria como pré-candidato para sair candidato a presidente. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) tem apenas 1% e Felipe D”Avilla não pontuou.
Rejeição pessoal a Bolsonaro
61% dos brasileiros consideram ruim/péssima a forma como o presidente Jair Bolsonaro governa. Outros 34%, aprovam.
Rejeição a gestão do governo
53% dos brasileiros reprovam (ruim/péssimo) o governo como um todo. Outros 29% avaliam como ótimo/bom, 17% como regular.
Metodologia da pesquisa
O Instituto FSB ouviu por telefone (via CATI), 2.000 pessoas entre os dias 18 e 20.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
O intervalo de confiança é de 95%.
Registro da pesquisa no TSE: BR-09630/2022
Da CUT.