Lula estuda linha de crédito para impulsionar carro elétrico no Brasil
Iniciativa está sendo discutida junto com a BYD, em meio aos últimos acertos para a instalação da fábrica de carros elétricos no país
A BYD está em negociações avançadas para a instalação de sua fábrica no Brasil. Nesse contexto, os executivos da montadora chinesa se reuniram com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar dos detalhes da futura instalação, onde surgiram demandas para alavancar as vendas de carros elétricos no país.
O projeto inicial da BYD era adquirir o parque industrial da Ford em Camaçari (BA), que atualmente está desativado. O plano B da gigante chinesa seria construir uma fábrica totalmente nova, em outro local fornecido pelo governo da Bahia. Conforme relatado pela reportagem, a BYD até prefere esta segunda opção, pois os chineses consideram que seria mais rápido construir uma fábrica do zero do que fazer adaptações em uma instalação já existente.
Segundo o governador da Bahia, os planos da BYD para o Brasil são grandes: a ideia da montadora chinesa é construir a maior linha de montagem para veículos elétricos e eletrificados fora da China, com a missão de abastecer o mercado interno e os países da América Latina. No entanto, a montadora fez algumas exigências para avançar com o projeto, e entre elas está a criação de linhas de crédito para alavancar as vendas de veículos elétricos junto a motoristas de aplicativo, taxistas e a população de renda mais baixa.
Também está na lista de exigências políticas públicas para que os governos Federal e Estadual assumam o compromisso de incorporar veículos elétricos em suas frotas oficiais, além de ambulâncias, ônibus escolares e transporte público. Por fim, foi colocado na mesa a questão da isenção de IPVA, que o governador disse que eventualmente pode ser atendida de forma parcial. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), se mostrou animada com a instalação da fábrica, afirmando que a produção local é sempre bem-vinda, ainda que se mostre mais cautelosa com a questão dos incentivos.
Do InsideEVs