Lula inaugura hoje (1°) mais 78 escolas técnicas federais
Até o final de seu mandato, o presidente entregará 380 escolas técnias num total de 500 mil vagas
Nesta segunda-feira (1/2), às 18h, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugura, simultaneamente, mais 78 escolas federais de educação profissional, contemplando todas as regiões do País. A cerimônia será realizada em Brasília (DF), no Royal Tulip Brasilia Alvorada, de onde será transmitida para todo o País pelas TVs MEC e NBR.
As escolas inauguradas nesta segunda-feira representam um investimento inicial de R$ 175 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. Dessas 78 unidades, 32 já estão em funcionamento, com mais de 8 mil estudantes matriculados. As demais começam a funcionar a partir de março. Quando estiverem em pleno funcionamento, as novas escolas poderão atender, juntas, a quase 100 mil alunos, com cursos técnicos, licenciaturas e superiores de tecnologia.
Com as 63 escolas já entregues desde o início do governo, o número de unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está sendo duplicado. Segundo o Ministério da Educação, outras 99 estão em obras e devem ficar prontas até o final do ano. O número total de unidades de educação profissional chegará a 380, com mais de 500 mil vagas, e investimentos da ordem de R$ 1,1 bilhão.
Institutos – Em 29 de dezembro de 2008, os centros federais de educação tecnológica (Cefets), as unidades descentralizadas de ensino, as escolas agrotécnicas, as escolas técnicas federais e algumas escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os institutos federais de educação, ciência e tecnologia. São 38 institutos em todos os estados, oferecendo ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. Também integram os institutos as unidades que estão sendo entregues dentro do Plano de Expansão da Rede Federal.
Imprensa do Planalto