Lula lança pedra fundamental do campus São Bernardo da UFABC
Depois da cerimônia, o presidente se encontra com lideranças políticas e da sociedade para discutir problemas da região
O presidente Lula e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, lançam nesta terça-feira, às 10h, a pedra fundamental do campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC.
Em seguida, o presidente se encontra com sindicalistas, prefeitos e empresários para debater o futuro da região.
As obras do novo campus devem começar no mês que vem, em terreno de 120 mil metros quadrados, na altura do quilômetro 17 da Rodovia Anchieta, área que se estende até o Ginásio Poliesportivo, na Av. Kennedy.
O projeto prevê a construção de dez blocos, para abrigar dois mil alunos e 180 professores. O campus São Bernardo vai receber os primeiros cursos de ciências humanas da universidade, entre eles graduação em filosofia. Terá também pós-graduação em direito de patentes e direito ambiental, cursos pouco explorados em universidades públicas brasileiras.
O ABC após a crise
Logo depois do lançamento da pedra fundamental, o presidente ouvirá de representantes de sindicatos, entidades empresariais e prefeitos um balanço dos projetos apoiados pelo governo federal na região.
Em seguida, todos participam de um debate sobre a situação do ABC após a crise econômica mundial.
O encontro tem origem em pauta encaminhada pelo Consórcio de Prefeitos ainda no primeiro governo de Lula e ganhou continuidade com o seminário ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, realizado em março passado.
Para o vice-presidente do nosso Sindicato, Rafael Marques, a região prestará contas ao presidente sobre o que realizou desde março. “Vamos solicitar o apoio do governo federal e dos bancos públicos para implantar uma série de projetos que foram encaminhados pelo seminário”, explicou.