Lula participará da reunião do dia 25 na Fiesp

Presidente da Anfavea também estará presente no encontro que anunciará medidas para reativar a produção industrial, inclusive de veículos

A Fiesp, Federação da Indústria do Estado de São Paulo, confirmou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns dos seus principais ministros no evento Dia da Indústria que acontece na quinta-feira, 25. Dentre os presentes estarão também o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, e o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, que prometeu para essa data o anúncio de medidas de reindustrialização do País, inclusive algumas de incentivo ao mercado de veículos.

Há grande expectativa de que ele anuncie algo sobre o resgate do carro popular, nem que seja a criação de um grupo de trabalho para avaliar o tema. A Anfavea não vem participando diretamente do debate, alegando que questões relativas a produtos e preço são do âmbito individual das montadoras.

Há informações na indústria, contudo, que o governo quer maior envolvimento das entidades do setor, incluindo a própria Anfavea e o Sindipeças, além da Fenabrave que, a princípio, teria sido a responsável pela apresentação da proposta do carro popular. A Stellantis, que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, já manifestou apoio oficial ao projeto e seu presidente para a América do Sul, Antonio Filosa, disse que a empresa teria como lançar um carro de entrada acessível se o tema for levado adiante pelo governo.

A organização do evento de quinta-feira, que acontece das 9h às 17h, está nas mãos da Fiesp, Ciesp, BNDES e Cebri. Oficialmente, a informação é de que serão debatidos temas relevantes como uma nova política industrial, a reforma tributária para o crescimento econômico, a desindustrialização e os novos desafios da geopolítica e do reshoring, o financiamento para o desenvolvimento da indústria e o fortalecimento das pequenas e médias empresas.

Do AutoIndústria