Lula quer que tiremos proveito da crise

Ao falar ontem na reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o presidente Lula defendeu uma nova ordem econômica mundial que favoreça a produção e não a especulação financeira.
“Não podemos viver com paraísos fiscais, com um sistema financeiro que especula, que vende papel sem produzir, sem criar um único emprego, um único sapato, uma única gravata”, disse.
Para Lula, é inaceitável ver mais de um bilhão de pessoas no mundo passando por dificuldades para comer por culpa da crise e afirmou que este fato expõe a falsidade das doutrinas neoliberais.

Sabichões
Ele incentivou sindicatos e trabalhadores a tirar vantagem da crise para ajudar a formar uma nova ordem econômica.
“Temos de aproveitar o momento. Não é esquecer a crise, mas, a partir dela, descobrir o que podemos fazer de novo”, afirmou.
O presidente brasileiro voltou a criticar o neoliberalismo ao falar no Conselho de Direitos Humanos da ONU, também ontem.
“Os responsáveis pela crise são os mesmos que por muito tempo sabiam como ensinar a administrar os Estados. Esses mesmos senhores que sabiam de tudo um tempo atrás, hoje não sabem mais de nada”, criticou.

Imigrantes
Lula denunciou ainda os países ricos por culparem os imigrantes e pobres do mundo pelo desemprego e citou as medidas tomadas no Brasil para a legalização dos trabalhadores estrangeiros, dizendo que é um exemplo de política a ser seguido.
Finalizou dizendo que a crise não pode servir de pretexto para o descumprimento das obrigações de cada país com a promoção e proteção dos direitos humanos.