Lula recebe prêmio por busca da paz e enfatiza conquistas do povo brasileiro

O prêmio foi entregue como símbolo de reconhecimento pelo esforço desenvolvido pelo presidente na luta contra a pobreza e discriminação contra as minorias

O presidente Lula recebeu na terça-feira (7), em Paris, na sede da Unesco, o prêmio Félix Houphouët-Boigny pela Busca da Paz, já recebido por Nelson Mandela e Jimmy Carter, entre outros, por suas ações pela democracia e a justiça social.

“Em todos esses momentos, sem perder a combatividade, nunca renunciei à busca do entendimento, à construção de consensos e ao fortalecimento da democracia.

Recebo este prêmio não tanto como uma homenagem à minha história pessoal, sindical e política, e mais como um reconhecimento das conquistas recentes do povo brasileiro” agradeceu Lula.

O prêmio Félix Houphouët-Boigny pela Busca da Paz foi oferecido a Lula por suas ações de promoção da democracia, igualdade e justiça social no Brasil.

Durante a cerimônia de premiação, ativistas do Greenpeace fizeram uma manifestação em defesa da Amazônia, portando faixas que pediam a Lula que tomasse conta da floresta. O presidente deu apoio à manifestação pacífica do grupo.

“O alerta desses jovens é um alerta que vale para todos nós, porque a Amazônia tem que ser realmente preservada.A Amazônia tem que ser cuidada com muito carinho”, enfatizou o presidente.

Em encontro com Lula, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse que os dois países vão chegar na reunião do G-8, que começa hoje (8) na Itália, defendendo a idéia de que o combate aos efeitos da mudança no clima se torne uma obrigação para todos os países.

O prêmio foi criado em 1989 e é atribuído anualmente a personalidades ou organizações que se tenham destacado na luta pela paz, de acordo com a Carta das Nações Unidas e a Constituição da UNESCO. Nelson Mandela, importante figura política da África do Sul; Shimon Peres, presidente de Israel; Yasser Arafat, falecido líder palestino e o rei Juan Carlos de Espanha, são alguns dos laureados, em anos anteriores.

Do PT