Lula responde pergunta do presidente do Settaport

Em sua coluna semanal, o Presidente Lula responde à perguntas enviadas por leitores e publicadas em mais de 145 jornais.

O contemplado desta semana foi o presidente do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Settaport). Francisco Nogueira da Silva, de 35 anos, o Chico, que indagou Lula sobre a possibilidade de o Governo reduzir taxas e impostos portuários, a exemplo do que ocorreu com a indústria, para evitar demissões de trabalhadores dos portos.

Ao ver sua pergunta publicada no Expresso, Chico ficou satisfeito com a resposta “Não esperava que fosse ser atendido tão rápido”, disse ele, afirmando que a iniciativa é positiva.

O sindicalista concorda com Lula de que a manutenção da mão de obra nos portos está relacionada com o crescimento da movimentação de carga nos últimos anos, além da redução de taxas e impostos desde 2004 para o incentivo à modernização e à ampliação da estrutura portuária, medida que, em alguns casos, gerará benefícios aos empresários até 2011. “Mas estamos vivendo um momento pontual com a crise. Esta na hora das empresas utilizarem o benefício que receberam no passado em uma contrapartida social”.

Ele diz que o presidente se equivocou apenas em afirmar que a maior parte dos portuários é contratada por meio do Órgão Gestor de Mão de Obra. “A maioria é vinculada”. Animado já sabe qual será a sua próxima pergunta.

“Gostaria que ele falasse quanto o Governo está investindo e quais são as obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) em Santos”.

145 jornais estão cadastrados para publicação da coluna O Presidente Responde

Cento e quarenta e cinco jornais estão cadastrados para publicar a coluna O Presidente Responde, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A oitava edição da coluna foi publicada na terça-feira, dia 25. O presidente responde semanalmente a três perguntas enviadas pelos leitores dos jornais cadastrados.

Dos jornais inscritos até agora, 101 têm veiculação diária, cinco são bissemanais e os outros 39 são semanais, quinzenais ou mensais. Ao todo, os jornais inscritos estão localizados em 106 municípios – 22 são capitais -, de 23 estados mais o Distrito Federal. Na divisão regional, 69 jornais estão no Sudeste, sendo 42 deles em São Paulo; 36 no Sul; 26 no Nordeste; nove no Norte; e cinco no Centro-Oeste.

Os jornais recebem exatamente o mesmo material para publicação, em formato de pergunta e resposta. A coluna tem layout livre, mas deve ser identificada pelo cabeçalho: O Presidente Responde.

Os jornais que passam a publicar a coluna todas as terças-feiras devem enviar semanalmente as perguntas dos leitores para a Secretaria de Imprensa, que selecionará três por semana, entre todas aquelas recebidas, para serem respondidas pelo presidente. Os leitores devem ser identificados com nome completo, idade, ocupação e cidade de residência. A coluna será encaminhada aos jornais cadastrados às segundas-feiras para ser publicada na edição do dia seguinte.

A coluna estará à disposição dos veículos de comunicação não-cadastrados e ao público em geral no site da Secretaria de Imprensa (www.imprensa.planalto.gov.br) às terças-feiras, depois de publicada pelos jornais impressos cadastrados.

Os jornais interessados em receber a coluna para publicação às terças-feiras devem preencher o cadastrado que se encontra no site da Secretaria de Imprensa

Da FEM-CUT