Lula tem 55% dos votos válidos, contra 45% de Bolsonaro, segundo o Ipec
Lula tem 70% das intenções de voto entre os eleitores que moram na região Nordeste, e 65% entre os que têm renda familiar mensal de até 1 salário mínimo
O ex-presidente Lula (PT) tem 55% dos votos válidos no segundo turno da corrida pela presidência da República, contra 45% do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, de acordo com segunda pesquisa Ipec (ex-Ibope) após o primeiro turno da eleição, divulgada nesta segunda-feira (10).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera válidos os votos efetivados pelos eleitores, ou seja, os que não são brancos nem nulos. Na soma geral, que inclui os brancos e nulos, Lula tem 51% das intenções de voto, contra 42% de Bolsonaro. 5% dos eleitores declararam que votar em branco ou anular o voto. 2% dos eleitores ainda estão indecisos e não sabem ou não quiseram responder.
Onde Lula tem taxas muito superiores às do outro candidato
• 92% entre os eleitores que avaliam negativamente o governo Bolsonaro;
• 70% entre os que moram na região Nordeste;
• 65% entre os que têm renda familiar mensal de até 1 salário mínimo;
• 60% entre os que se declaram católicos;
• 62% entre os que têm ensino fundamental;
• 57% entre os que se autodeclaram como pretos/pardos.
Onde Bolsonaro tem taxas melhores
91% entre os eleitores que avaliam como ótima ou boa a sua gestão; 62% entre os que têm renda familiar mensal superior a 5 salários mínimos (caiu 3 pontos percentuais; 63% entre os que se declararam evangélicos; 56% entre os eleitores que vivem nas regiões Sul; 52% entre os do Norte/Centro-Oeste; 50% entre os que têm ensino superior; 50% entre os que se autodeclaram brancos.
Metodologia da pesquisa
O Ipec entrevistou 2 mil eleitores entre sábado (8) e segunda-feira (10) em 130 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa, encomendada pela TB Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.
Sobre o instituto
O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos.