Lula volta a criticar preconceito contra nordestinos

Lula abre segundo turno em SP: ‘Preconceito do PSDB é cultural’

Após 1º turno, FHC afirmou que eleitores petistas, em massa no Nordeste, são menos informados

Em discurso duro, o ex-presidente Lula rebateu a radicalização do preconceito contra os nordestinos, em evento de campanha realizado em São Paulo, na noite desta quinta-feira (9). “Aquilo (o preconceito) não é uma política ou um pensamento. É uma cultura deles (em referência ao PSDB). De dizer que quem não vota neles é burro. FHC (Fernando Henrique Cardoso) não falou apenas do Nordeste, mas sim da periferia de São Paulo, de Minas e do Rio de Janeiro.”

O evento, promovido pelo PT de São Paulo, foi a primeira plenária com a militância para traçar a estratégia do partido no Estado de São Paulo, onde a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) encontra maior dificuldade nestas eleições. O evento foi realizado na quadra do Sindicato dos Bancários. Estiveram presentes no encontro deputados federais e estaduais de São Paulo, o prefeito da Capital, Fernando Haddad (PT), além do presidente nacional da legenda, Rui Falcão.

Lula lembrou ainda que, na Região Metropolitana de São Paulo, o PT já governou e ainda governa cidades importantes como São Bernardo, Santo André e Mauá. O ex-presidente fez, no entanto, críticas à atuação do PT no Estado. “O nosso potencial é muito maior. Custo a crer que no estado mais industrial e mais operário o presidente da Fiesp tenha mais votos do que nós. Algo está errado com nosso discurso. Falta (discutir) política”, garantiu.  

O discurso da mudança proposto pelo candidato Aécio Neves (PSDB) também foi contestado pelo ex-presidente. “Vivemos duas propostas distintas para o Brasil. Eles vêm travestidos de novo, quando o que trazem é tudo velho. Estes tucanos bicudos que venham nos chamar de corruptos”, desafiou Lula.

Do ABCD Maior