Luta do Sindicato pelo Finame Simplificado já reflete em aumento na venda de caminhões
Valter Sanches (de vermelho) em encontro dos representantes do Sindicato com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, em abril
O mercado de caminhões começa a dar sinais positivos depois que a pressão do Sindicato conseguiu destravar o Finame Simplificado e facilitar a liberação de recursos para a compra de veículos pesados.
Maio, o primeiro mês cheio após a volta do financiamento, apresentou números iniciais animadores, com o crescimento de 16,8% dos emplacamentos em relação a abril.
Os 12,7 mil caminhões vendidos representaram alta também sobre o mesmo mês de2013, com aumento de 0,6% segundo a Anfavea, o sindicato das montadoras.
O Finame Simplificado foi utilizado pelo BNDES com bastante sucesso na crise de2009 para incentivar a venda de caminhões. Na época, a operação deu agilidade à comercialização e colocou caminhões na linha para serem produzidos.
“E é isso que precisamos agora”, destacou o diretor de Comunicação do Sindicato e CSE na Mercedes, Valter Sanches, que acompanha todas essas negociações, inclusive o Finame Simplificado .
“A melhora nas vendas é reflexo das negociações dos Metalúrgicos do ABC com o governo federal para a adoção de medidas que aumentem a disponibilidade de crédito, facilitem a aprovação da compra de veículos pesados e o processo de renovação de frota”, comemorou.
Sanches acredita que estas sejam as principais medidas para reativar o mercado de caminhões e garantir os postos de trabalho da categoria, ao mesmo tempo em que o governo federal estuda implantar o programa de proteção ao emprego.
O dirigente alertou, porém, que será preciso avaliar o comportamento das vendas em junho para saber se o Finame Simplificado está mesmo alcançando os resultados esperados.
“Se o mercado continuar crescendo e os problemas comerciais com a Argentina, que também travaram o mercado, se resolverem, é possível que aconteça uma recuperação no setor ainda em 2014”, disse Sanches.
Metalúrgicos conversam com Casa Civil, MDIC, BNDES, Fazenda e Lula
O Sindicato está atuando em várias frentes para proteger os empregos da categoria e alavancar a produção no setor automotivo. Em abril, membros da diretoria saíram otimistas ao apresentar as propostas da entidade ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
“O governo está analisando os projetos que os Metalúrgicos do ABC levaram nestes encontros e o Sindicato espera uma resposta positiva para enfrentar os problemas conjunturais e estruturais que o setor enfrenta”, afirmou Sanches.
Além da Casa Civil, o Sindicato dialoga com o Ministério da Fazenda; o BNDES; e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC.
A diretoria também se reuniu com o ex-presidente Lula em abril. Na ocasião, ele afirmou que o Sindicato é fundamental para corrigir os rumos do setor automotivo no País.
Entenda o Finame Simplificado
A intenção do BNDES com o retorno do Finame Simplificado é destravar os financiamentos de caminhões para reduzir o tempo de aprovação do crédito dos atuais 45 a 50 dias para perto de 15 dias.
No Finame Simplificado, o financiamento é aprovado diretamente pela instituição financeira mediadora da operação e o caminhão pode ser faturado. Já na linha convencional, depois de aprovada pelo banco, a documentação é enviada para verificação do BNDES e, só então, o veículo pode ser efetivamente vendido.
Com essa mudança, o BNDES acredita que poderá regularizar o represamento das vendas ocorrido no primeiro trimestre devido ao atraso na regulamentação das regras do Finame Simplificado para este ano.
A oferta da linha com taxa de 6% ao ano só começou no fim de janeiro e o processo mais burocrático para a liberação provocou queda expressiva nas vendas no início do ano.
Da Redação