Sindicato presente: Lutas e conquistas na Dura

Sindicato participa da Sipat na Dura com debate sobre assédio e NR-5

Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) na Dura, em dezembro de 2023, palestra do departamento de saúde do Sindicato esclarece dúvidas sobre alteração na NR-5 (Norma Regulamentadora 5) com a mudança de CIPA para CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio).

#ARetomada: Luta por aumento real

Trabalhadores e trabalhadoras na Dura aprovam disposição de luta, em setembro de 2023, para pressionar bancadas patronais a avançarem nas negociações de Campanha Salarial. Data-base dos Metalúrgicos é 1º de setembro.

Doação de agasalhos a pessoas em situação de rua

Companheiros e companheiras na Dura Automotive doam, em julho de 2023, agasalhos à Porta de Fabiano, centro de convivência que atende pessoas em situação de rua em São Bernardo. A instituição oferece banho, roupas, cobertores, alimentação e apoio social a quem precisar

Trabalhadores cobram transparência da empresa

Trabalhadores na Dura Automotive aprovam, em março de 2023, disposição de luta e paralisam produção para cobrar transparência da empresa e protestar contra atrasos de pagamentos. Luta é pela garantia de direitos e por respeito.

Acordo de layoff

Durante assembleia em janeiro de 2023, trabalhadores na Dura Automotive aprovam acordo de layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho) negociado pelo Sindicato com a empresa. Negociação é necessária para evitar demissões na empresa.

Acordo de PLR válido por dois anos

Trabalhadores e trabalhadoras na Dura Automotive aprovam, em julho de 2022, acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociado pelo Sindicato válido por dois anos. Acordo foi reconquistado após período de crise na empresa.

 ‘Tribuna na Mão’ na Dura

Direção Executiva do Sindicato entrega “Tribuna na Mão”, em maio de 2022, aos trabalhadores na Dura em uma das madrugadas mais frias do ano. Representantes do CSE destacam necessidade de estar onde o trabalhador está.

Drive-Thru Solidário na Dura

Na campanha “Na Luta Contra a Fome”, trabalhadores arrecadam, em maio de 2021, mais de oito toneladas de alimentos e produtos de limpeza e higiene. Drive-thru solidário aconteceu na porta da Dura Automotive e contou com o apoio da base e população local.

Produção para por Covid-19

Dura Automotive paralisa, em março de 2021, produção para aumentar isolamento social devido agravamento da pandemia da Covid-19. Metalúrgicos do ABC negociam distanciamento social durante alta dos casos.

Futebol society dos jogos do SESI

Companheiros na Dura Automotive disputam, em julho de 2019, final dos Jogos do SESI na categoria futebol society adulto masculino contra trabalhadores na Resilplastic. Esta é a primeira vez que a equipe chega à final do campeonato.

Vitória: luta reverte decisão na Dura

A notícia de permanência da Dura Automotive, em março de 2019, coloca fim à tensão dos trabalhadores que começou no início deste ano. Conquista é anunciada pelos Metalúrgicos do ABC em assembleia realizada na fábrica.

CSE entrega carta à população

Representantes do CSE(Comitê Sindical de Empresa) na fábrica entregam, em fevereiro de 2019, nova carta aos moradores da cidade. Material dialoga com população em busca de apoio e solidariedade à luta para manutenção da fábrica na cidade durante negociação.

Plano de recuperação negociado pelo Sindicato

Durante assembleia em janeiro de 2019, trabalhadores na Dura Automotive aprovam proposta apresentada à direção da matriz americana que prevê garantia de empregos, manutenção de direitos básicos e manutenção da empresa.

Sindicato apresenta propostas

Os Metalúrgicos do ABC realizam, em janeiro de 2019, reunião com o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e vereadores para discutir possibilidades de incentivos para que a Dura, que alega dificuldades financeiras, permaneça na cidade.

Estratégias para manter fábrica e salvar empregos

Com mobilização dos trabalhadores e Sindicato, a direção da fábrica emite carta de efeito imediato suspendendo temporariamente aviso de encerramento das atividades, enquanto busca alternativas. Após recuo, trabalhadores reativam produção.

Greve por ameaça de fechamento

Metalúrgicos decidem entrar em greve por tempo indeterminado, em janeiro de 2019, após anúncio de fechamento da fábrica. Informação surpreende trabalhadores e Sindicato, já que em nenhum momento a empresa sequer levantou esta hipótese.

Acordo mantém empregos

Em outubro de 2018, trabalhadores na Dura Automotive aprovam acordo negociado pelo Sindicato que garante estabilidade até março de 2019. Sindicato procura direção da fábrica após anúncio de que postos de trabalho estavam ameaçados.

Sindicalização na Dura Automotive

Em agosto de 2018, o CSE (Comitê Sindical de Empresa) reforça a importância da organização dos trabalhadores em defesa dos direitos e apresenta quadro para explicar papel dos Metalúrgicos do ABC e serviços oferecidos.

Acordo de PLR por dois anos

Trabalhadores aprovam, em julho de 2018, acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) válido por dois anos. O CSE (Comitê Sindical de Empresa) na fábrica lembrou, na ocasião, que conquista só foi possível graças a organização no local de trabalho.

Adesão ao PPE

A Dura Automotive é uma das primeiras empresas na base dos Metalúrgicos do ABC a aderir ao PPE (Programa de Proteção ao Emprego) em outubro de 2015. Acordo protege  empregos em momentos de crise.

Banco de horas na Dura

Companheiros na Dura Automotive conquistam, em março de 2015, acordo de banco de horas negociado pelo Sindicato. Segundo o CSE na fábrica, não existia um limite de banco de horas, o que gerava problemas e a nova proposta permite evitá-los.

Unidade garante PLR

Após seis difíceis rodadas de negociação, trabalhadores aprovam acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociado entre Sindicato e empresa em julho de 2014. Comissão negociadora teve papel importante para conquista.

Trabalhadores param por duas horas e meia

Cumprindo decisão aprovada na Assembleia Geral de Campanha Salarial, realizada na Regional Diadema, cerca de 500 companheiros na Dura Automotive atrasam o turno em duas horas e meia em setembro de 2013.

Plano de Cargos e Salários é aprovado

Cerca de 900 trabalhadores na Dura Automotive conquistam, em abril de 2011,  implantação de Plano de Cargos e Salários pela empresa. Com a instalação, a maioria dos companheiros têm reajuste salarial para o enquadramento na tabela.

Primeiro CSE na Dura Automotive

Em março de 2011, companheiros na Dura são eleitos, pela primeira vez, representantes do CSE (Comitê Sindical de Empresa). Fábrica passou a pertencer à base dos Metalúrgicos do ABC em 2007, quando empresas de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ficaram sob  tutela do Sindicato.

Calendário de dias ponte na Dura

Em janeiro de 2011, trabalhadores na Dura Automotive iniciam ano com aprovação, pela primeira vez, de proposta negociada com o Sindicato sobre calendário de compensação de dias ponte.

Dura contrata 60 trabalhadores

Durante assembleia em abril de 2010, Sindicato anuncia que empresa abriria 60 postos de trabalho devido ao aumento da produção. Companheiros cobram agilidade nas discussões sobre PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e Plano de Cargos e Salários.