luta social melhorou a região do ABC


Prefeitos petistas da região participaram da jornada em Mauá

Poucas regiões brasileiras alcançaram avanços sociais a partir da luta e da articulação dos movimentos popular e sindical como o ABC.

Essa constatação levou gestores públicos e membros dos movimentos a reforçar a necessidade dessa articulação ser permanente e cada vez maior, conforme análise feita durante a 3ª Jornada Cidadã, realizada sábado, em Mauá.

O prefeito da cidade, Oswaldo Dias (PT), por exemplo, lembrou que alguns mecanismos governamentais da região, como o Consórcio Intermunicipal, nasceram com a proposta de integração política e social depois de serem pautados pela manifestação popular.

“O caminho da igualdade social sempre passará pelos movimentos sociais”, destacou.

Para Luiz Marinho (PT), prefeito de São Bernardo, o progresso conquistado pela região só foi possível devido ao movimento social que marcou a história do ABC nas décadas de 1980 e 1990.

Mobilização – O diretor de Organização do Sindicato, José Paulo Nogueira, observou a necessidade de as propostas discutidas não se tornarem protocolos de boas intenções. “É por meio deste fórum que a sociedade terá o seu espaço para discutir melhoria de vida”, disse.

Já o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), desafiou a população a não perder a motivação para pleitear melhorias.

“Nossa região precisa aproveitar esta sinergia, porque não adianta criarmos riquezas se não distribuirmos bem os recursos”, observou.

A 3ª Jornada contou com uma série de atividades culturais, esportivas e debates, que se prolongaram durante todo o sábado.