M. Shimizu chega a São Bernardo com investimento na indústria nacional

(Foto: Adonis Guerra)

Ao investir em pro­dução nacional, a empresa M.Shimizu prepara a sua mudança de São Paulo para o terreno de 46 mil m² onde ficava a Mag­neti Marelli, em São Bernar­do. A fábrica atualmente fica na Avenida Santo Amaro e se expandiu com a produção do primeiro sistema de aperto eletrônico brasileiro até ocu­par dez sobrados no entorno.

“É importante a lógica e a consciência de desenvolver a indústria nacional e, a partir disso, o Brasil ter uma in­dústria competitiva que gera empregos de qualidade e me­lhor remuneração”, afirmou o diretor de Organização do Sindicato, José Roberto No­gueira da Silva, o Bigodinho, que visitou a empresa em São Paulo na quinta-feira, dia 24.

“Os metalúrgicos do ABC defendem o conteúdo local nos grandes projetos do País para gerar empregos aqui. Os empresários também tem que fazer a parte deles para fortalecer a indústria brasileira e desenvolver a tecnologia nacional, não é só esperar subsídio do go­verno”, ressaltou.

(Foto: Adonis Guerra)

O presidente da empresa, Mitsuru Shimizu, contou que seus concorrentes são de outros países. “As empresas de fora compram aço bra­sileiro por tonelada e ven­dem o produto de volta por grama. Não pode ser assim, temos que ter valor agregado nos produtos produzidos aqui no Brasil”, defendeu. 

“Tudo era importado an­tes e conseguimos produzir aqui, desde o software que vai na máquina até chegar ao produto final”, continuou.

O empresário também in­veste no modelo de indústria 4.0, que utiliza a aplicação de tecnologia avançada busca por melhorias nos processos de produção.

São 150 trabalhadores e a expectativa é aumentar as vagas nos próximos anos.

A vinda da empresa para São Bernardo teve a interven­ção do Sindicato. O primeiro contato foi durante uma negociação de PLR e plano de carreira com o CSE na Mercedes, em São Bernardo, e coordenador da Comissão de Metalúrgicos do ABC com Deficiência, Sebastião Ismael de Sousa, o Cabelo, já que a M.Shimizu presta serviços para a montadora.

(Foto: Adonis Guerra)

“Soube que a fábrica tinha projeto de lançar a máqui­na nacional e precisaria de um local maior. Vimos que é a inovação que o Brasil precisa, apresentamos ao presidente do Sindicato, Rafael Marques, que levou ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho”, relembrou Cabelo.

Shimizu contou que havia um ‘terrorismo’ para não ir ao ABC. “O Sindicato con­quistou a confiança e tirou a imagem que eu tinha de sindicalismo. O local é es­tratégico, próximo das mon­tadoras que atendemos e das universidades do ABC”, disse. “Quero investir em inovação e desenvolver pro­jetos de nacionalização de equipamentos e melhoria de processos em conjunto com universidades”, concluiu.

Da Redação