Magneti Marelli: Empresa fará pagamento do INSS

Depois de anos de luta e da reivindicação sempre constar como ponto de pauta, o CSE  na Magneti Marelli, em São Bernardo, conquistou um acordo que vai facilitar muito a vida dos trabalhadores que vierem a se afastar do serviço por doença ou acidente. 

Muitas vezes, alguns companheiros chegaram a trabalhar doentes porque temiam entrar no INSS e ficar por um longo tempo sem receber salário. Pela lei atual, a empresa paga até o 15º dia do salário do trabalhador que se afasta.

Após esse período, o companheiro deve recorrer ao INSS para receber seus vencimentos.

Aí começa o problema, porque o INSS demora para liberar o dinheiro.

Isto não ocorrerá mais na Magneti Marelli, pois desde 1º de fevereiro os 700 companheiros na empresa são beneficiados pelo acordo que prevê o pagamento de salários por parte da empresa até a regularização do INSS.

Isto é, enquanto o trabalhador estiver afastado, a empresa responde por todo seu pagamento. Assim ele não precisa esperar pela decisão do INSS.

Fim da preocupação

A conquista foi bastante comemorada pelos trabalhadores, que não terão mais que passar por situações humilhantes quando estiverem afastados para tratamento de doença ou de  acidente.

“A partir do acordo fechado entre INSS e empresa, com apoio do Sindicato, o trabalhador poderá se tratar e retornar recuperado sem passar por dificuldades financeiras”, afirmam os integrantes do CSE.  “Gostaríamos que acordos como esse se ampliassem por toda a categoria, já que o problema é comum na maioria das empresas”, completam.