Mahle Metal Leve: Acidente fere trabalhador

O operador de máquinas Sergio Araújo Teixeira sofreu corte e fraturou o indicador da mão direita na última terça-feira, em consequência de acidente ocorrido na linha de solubilização da Mahle Metal Leve, de São Bernardo.

O companheiro está há apenas dois meses na empresa. Ele trabalhava em outra linha, foi emprestado para a solubilização e não teve treinamento adequado para a função. O vice-presidente da CIPA, Leanir José da Costa, o Raposão, disse que a Mahle não seguiu os procedimentos de segurança no trabalho que haviam sido discutidos com a CIPA e registrados em ata. “A linha precisa de dois trabalhadores. Sozinho, o trabalhador fica sobrecarregado e o ritmo intenso aumenta os riscos”, disse Raposão.

Depois do acidente, a linha foi modificada sem uma prévia discussão com a CIPA. Para Raposão, essa rapidez pode indicar que a empresa quer fugir de suas responsabilidades.

A Malhe divulgou comunicado dizendo que, “graças a Deus” o companheiro não vai ficar com sequelas em consequência do acidente. Para Raposão, a ajuda de Deus é sempre benvinda, mas não tira a responsabilidade da empresa de investir em segurança e prevenção.

Ele comentou que a CIPA dos trabalhadores tem muitas reivindicações de melhorias das condições de trabalho. “Exigimos que a empresa atenda nossas reivindicações e tome as providências em relação às demais linhas”, concluiu.