Mahle negocia no Brasil fornecimento de peças para híbridos

Sem revelar nomes, diretor-presidente informa serem duas montadoras interessadas no OBC e no Inverter

O diretor-presidente da Mahle América do Sul, Sérgio de Sá, revelou negociações com duas montadoras instaladas no Brasil para fornecimento de peças para veículos híbridos a serem produzidos localmente. Atualmente produzidas na Espanha, as peças em negociação são o OBC, equipamento para carregar a bateria, e o Inverter, componente para conversão de corrente dentro do carro.

A ideia é inicialmente abastecer as montadoras brasileiras com peças importadas, para só depois se pensar em nacionalização. “Tudo vai depender da demanda”, explicou. “Se o volume justificar, vamos primeiro ter linha de montagem desses componentes e posteriormente, se for o caso, produção no Brasil”.

Atualmente, nesta área de eletrificados, a Mahle já fornece para a Marcopolo, o BTMS (Battery Thermal Management System), um sistema de gerenciamento térmico para baterias, que visa manter a temperatura dentro de um intervalo ideal para garantir o seu desempenho, segurança e longevidade.

“E já estamos em negociação com uma outra montadora para também fornecer esse sistema”, informou o diretor-presidente, lembrando que a empresa tem linha de motores elétricos na Alemanha, onde abastece a Mercedes-Benz, e outra na Índia específica para motos e veículos similares. O faturamento da Mahle no Brasil é dividido igualmente entre OEM (negócios com montadoras), aftermarket e exportações.

Do AutoIndústria