Maior carro voador do mundo tem cinco toneladas e aguenta mais de mil quilômetros
A empresa de aviação AutoFlight fez uma demonstração histórica na China recentemente: sua nova aeronave, chamada Matrix, completou um voo de transição. Foi um marco importante por se tratar do primeiro veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de cinco toneladas do mundo a fazer isso.
Na prática, esse teste confirmou que os sistemas de propulsão e o software de controle da empresa funciona em eVTOLs de grande porte. Diferente da maioria dos “carros voadores”, focados em trajetos urbanos curtos, o Matrix foi projetado para rotas longas e transporte de cargas pesadas.
Afinal, o que é um “voo de transição completo”? Parte mais difícil de construir esse tipo de aeronave, esse voo significa que o Matrix conseguiu executar três etapas numa única sequência: Decolagem vertical: Subiu igual helicóptero; Voo de cruzeiro: No ar, acelerou e passou a voar igual avião, usando suas asas para se sustentar e Pouso vertical: Ao final, reduziu a velocidade e desceu na vertical até o chão de forma suave.
Diferente da maioria dos “carros voadores”, que costumam ser pequenos, o Matrix é enorme. Ele pesa cerca de cinco toneladas, com peso máximo de decolagem chegando a quase seis toneladas (5,7 mil kg); possui envergadura (distância entre as pontas das asas) de 20 metros e comprimento de 17 metros e pode ser configurado para levar até dez passageiros em classe executiva ou transportar 1,5 mil kg de carga.
Do Olhar Digital