Maior fábrica de motores a diesel do mundo se converte à mobilidade elétrica

O complexo Stellantis em Tremery, França, produzirá 900.000 motores elétricos em 2025

Em Tremery, França, está localizada a maior fábrica de motores a diesel do mundo. Aquele complexo, propriedade da PSA (agora Stellantis), está se convertendo para a produção de motores elétricos. É apenas mais um exemplo na indústria, mas também um sinal claro de como as montadoras estão acelerando a transição energética.

O fato é que as vendas de carros elétricos, que vêm crescendo em ritmo acelerado nos principais mercados automotivos, ainda não atingiram volumes que possam substituir os carros a diesel. Em resumo, a fase que estamos passando se baseia em um equilíbrio delicado. Olhando para o mercado, verifica-se que na Europa haverá cerca de 20 modelos que a partir de 2021 não estarão mais disponíveis com motores a diesel. Eles variam de carros como o Volkswagen Polo ao Renault Scenic, passando por Nissan March (Micra) até o Honda Civic.

É claro que os fabricantes se voltaram para a eletricidade, mas essa mudança de rumo não acontecerá sem solavancos. Voltando a Tremery, em 2020, menos de 10% de toda a produção daquela fábrica envolvia motores elétricos. Em 2021 esse percentual dobrará, elevando o local para 180 mil unidades produzidas, mas em 2025, concluída a conversão industrial, a capacidade de produção chegará a 900 mil.

E a questão do emprego? Um motor elétrico possui cerca de um quinto dos componentes de um motor térmico e é por isso que os sindicatos e as empresas já estão trabalhando para salvar todos os 3.000 empregos. Um desafio que prenuncia uma reconversão mais ampla das atividades da indústria automotiva europeia, num processo em que também será decisivo um papel de orientação política clara.

Do InsideEVs