Maior fachada de vidro com filmes solares do mundo é instalada na CAOA

Fachada de prédio da CAOA, localizado em Anápolis (GO), agora é capaz de gerar a energia mais limpa com filmes fotovoltaicos orgânicos da Sunew

A CAOA, um dos maiores conglomerados de produção e distribuição de veículos do Brasil, e a Sunew, empresa brasileira líder global na produção da tecnologia de terceira geração de energia solar, se uniram para o desenvolvimento de um grande projeto de energia e sustentabilidade. A fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da CAOA Montadora, situado no município de Anápolis (GO), recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), se tornando, então, uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa.

A fachada do prédio agora conta com uma área de cerca de 850m² da solução Sunew GLASS™, que são filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro, fazendo dessa a maior fachada de vidro com OPV do mundo, e a segunda maior instalação de OPV do planeta. O prédio recebeu design moderno, que inclui o logo da CAOA funcional, customizado em OPV.

Inovadora, a eficiência do OPV da Sunew cresce com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. A energia mensal gerada por essa instalação é suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.

Instalado na planta em Anápolis (GO), a CAOA Montadora inaugurou o Centro de Pesquisas e Eficiência Energética em 2015, resultado de um investimento de R$ 130 milhões, viabilizados com recursos próprios. O local proporciona a realização de ensaios de emissões, homologação e calibração de motores movidos a gasolina, etanol e diesel.

Do Motor Mais