Maior produtora mundial de baterias, CATL será fornecedora da BMW

A CATL fornecerá células cilíndricas de lítio-íon para baterias de veículos elétricos a partir de 2025

Maior fabricante global de baterias para veículos elétricos, a chinesa CATL se tornará fornecedora de células cilíndricas de íons da BMW a partir de 2025. Essa notícia interessante foi anunciada pela CATL (via Reuters), que confirmou a assinatura de um acordo com a BMW, mas sem dar muitas informações sobre ele. Acreditamos que os detalhes serão anunciados posteriormente pela própria BMW.

No entanto, isso é bastante surpreendente considerando que a fabricante alemã até agora estava contando com o formato de célula prismática e que também é o principal tipo produzido pela CATL. Se a mudança do formato de célula prismática para cilíndrica em escala é verdadeira, então deve haver uma razão séria por trás disso.

No início deste mês, ouvimos um rumor de que a BMW irá usar baterias cilíndricas em sua plataforma de próxima geração “Neue Klasse”, já que esse tipo de bateria tem o potencial de reduzir o custo do sistema de baterias em até 30% (em comparação com o formato prismático). Uma reportagem da Bloomberg na época foi baseada em informações não oficiais de “pessoas familiarizadas com os planos”.

A lista de fornecedores de células de bateria do BMW Group inclui Samsung SDI, CATL, bem como EVE Energy e Northvolt. De acordo com o rumor, a BMW gostaria de trabalhar com células de bateria cilíndricas de parceiros existentes. A palavra “cilíndrico” é crucial, mas não diz qual é o formato exato da base. A Tesla lançou recentemente a produção interna da célula cilíndrica do tipo 4680, que é um passo adiante do tipo 2170 e anterior 1865.

Do InsideEVs