Maioria dos brasileiros não apoia ideias conservadoras

 

Foto: Divulgação

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Ideia Big Data sobre temas comportamentais e econômicos demostra que a maioria dos brasileiros não apresenta perfil conservador, como tem aparecido nas aná- lises políticas e em manifesta- ções nas redes sociais.

O levantamento foi encomendado por um movimento conservador e decepcionou o grupo criado há um ano para, segundo a própria definição, “impactar a agenda pública e a ação política” no País. Foram ouvidas três mil pessoas entre os dias 1 e 10 de novembro.

“Existe uma tentativa de construir uma realidade de apoio às políticas neoliberais, que são amplamente divulgadas pela mídia comercial, mas que representa a opinião de, no máximo, 20% da população brasileira. Essa pesquisa mostra exatamente isso”, analisou o secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva.

De acordo com o resultado, a cada 10 brasileiros, 8 preferem melhores servi- ços públicos como saúde e educação à impostos mais baixos; 84% concordam que o presidente deve ouvir mais a população mais pobre, 65% aceitam que pessoas do mesmo sexo tenham o direito de casar e 63% concordam que casais do mesmo sexo tenham o direito à adoção;60% admitem que mulheres que abortam não devam ser punidas criminalmente e 57% apoiam cotas para negros em universidade públicas.

“O resultado demostra que essa onda de conservadorismo no Brasil não condiz com o que espera a maior parte da sociedade. A inclusão e o respeito aos direitos dos cidadãos ainda são prioridade para os brasileiros, isso mostra que nós, representantes dos trabalhadores, que lutamos por uma sociedade mais justa, seguimos alinhados com os anseios da população”, avaliou.

Da redação