Mais 104 contratações na Ford em São Bernardo

Para José Quixabeira, o Paraíba, do SUR na Ford, bom momento econômico e esforço da representação dos trabalhadores colaboraram para as contratações

 

Raquel Camargo / SMABC

A Ford vai contratar 104 trabalhadores para aumentar o volume de produção da fábrica de caminhões em São Bernardo. Segundo o coordenador do Sistema Único de Representação (SUR), José Quixabeira, o Paraíba (foto), as contratações são resultado de dois fatores.

“Primeiro, o bom momento que o Brasil atravessa com o acerto da política econômica do governo Lula”, afirmou. “Mas também são resultado das discussões para um novo modelo de contratações mantidas pela representação dos trabalhadores com a montadora”, disse o dirigente.

Entre 1995 e 2007 a Ford não contratou ninguém para a unidade de São Bernardo. Em outubro daquele ano, porém, começaram as conversas da empresa com o SUR e o Comitê Sindical de Empresa (CSE). Desde então cerca de 700 companheiros já foram chamados para ocupar vagas na montadora.

Em maio deste ano, por exemplo, a Ford contratou 200 trabalhadores, acordou a efetivação de mais 70 estudantes do Senai que se formarem até 2015 e promoveu de função vários companheiros para atender as necessidades das áreas de estamparia e da produção de carros e caminhões em São Bernardo.

Otimismo
“Esse pessoal de agora deve aumentar a velocidade da linha de caminhões pois a procura pelos veículos no comércio é maior que a produção da fábrica no momento”, explicou Paraíba.

Ele contou que a empresa fará investimentos para superar os gargalos e revelou que suas expectativas são otimistas também em relação ao próximo ano.

Os novos contratados serão escolhidos no banco de currículo da própria montadora.