Mais 30 jovens do Senai são efetivados na Volks em São Bernardo
Efetivação é resultado da luta da representação dos trabalhadores, que negociou com a fábrica para que a garotada tivesse espaço na planta Anchieta
Foto: Raquel Camargo / SMABC
Trinta jovens de 18 anos foram efetivados nas áreas de armação (27) e ferramentaria (3) na Volks em julho. São 23 meninos e 7 meninas.
Todos foram preparados nos últimos dois anos pela escolinha do Senai que fica dentro da montadora, em São Bernardo, e já formou milhares de metalúrgicos.
A efetivação deles é resultado da luta da representação dos trabalhadores, que negociou com a fábrica para que a garotada tivesse espaço na planta Anchieta. Assim, a cada seis meses uma nova turma de aprendizes é efetivada na Volks.
Outra vitória foi a efetivação de três jovens na ferramentaria, área técnica que sempre recebeu aprendizes, mas nos últimos anos aproveitava poucos alunos do Senai.
“São todos trabalhadores capazes, com formação de técnico em mecânica e de aprendizagem industrial”, conta Wellington Damasceno, do CSE na montadora e ex-aluno do Senai.
“Eles já convivem com a fábrica desde antes de entrar aqui, pois são estimulados pelos pais e irmãos, que também são trabalhadores na Volks, a virem pra cá”, prossegue Wellington.
Murilo e Rodrigo (acima), Nathalia e Denise, novos efetivados. Fotos: Raquel Camargo / SMABC
Nova vida
Rodrigo Simionato e Murilo Buratto são os novos ponteadores na área de armação de carrocerias. Ambos já fazem faculdade de engenharia e projetam uma longa carreira na fábrica.
“Quando receber meu primeiro salário, vou pagar um churrasco pra minha família”, revela Murilo. “Meu pai prometeu pagar um churrasco para mim quando entrei no Senai, mas até agora não pagou. Então serei eu que darei um de presente pra ele”, completa rindo.
Nathalia Moraes e Denise Nunes serão preparadoras de carroceria na área de armação. Seguem o caminho dos pais, pois são filhas de metalúrgicos. No momento sonham com a proximidade do aumento de salário e Denise já sabe onde vai investir o dinheiro.
“Vou pagar a mensalidade da faculdade de engenharia que estou cursando”, revela.
Da Redação