Mais calor

Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br

Foto: Divulgação

Mais de um instituto meteorológico afirma que nesta e na próxima semanas teremos muito calor, com possibilidade de quebrar recordes. Nada que você não esteja percebendo na pele, literalmente.

Esta é a quarta onda este ano, prometendo ser uma das mais longas. É preciso tomar os cuidados básicos: evitar ficar no sol entre 12h e 16h e beber muito líquido. Evitar o sol nesse horário é importante porque é o período de máxima radiação, principalmente dos raios ultravioleta, responsáveis pelo câncer de pele.

O organismo usa o suor para regular sua temperatura. Expelir o suor, que é água e alguns sais minerais, faz com que a temperatura da pele e do corpo esfriem. Essa água, como toda água dentro do nosso organismo, está em equilíbrio: se tem pouca, a pele resseca, por exemplo. Se tem demais, as pernas incham.

Para produzir o suor precisamos de água, que deveríamos ingerir várias vezes ao dia, não apenas às refeições. E, quando suamos, não temos parâmetros para saber o quanto de água perdemos. Por isso é muito comum aquela sensação de “pressão baixa” quando levantamos da cadeira em ambiente quente.

E não se esqueça que o odor do suor é desagradável por dois motivos: ureia (mesma da urina) e das bactérias da pele. Sim, existem bactérias que crescem na pele e seus poros e a única saída para este problema é tomar mais banhos durante o dia. Então, roupas leves, hidratação, evitar o sol e tomar mais banhos.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente