Mais de 10 mil trabalhadores fazem ato contra demissões e redução de salários em Sorocaba
O ato, organizado pela subsede da CUT de Sorocaba e Região, contou com a adesão de aproximadamente 10 mil trabalhadores de pelo menos 50 fábricas
Foguinho/Grupo Imagem
Mais de dez mil companheiros de Sorocaba e região realizaram uma manifestação na terça-feira (27) contra as demissões e a redução dos salários. Durante o protesto, os trabalhadores ouviram os sindicalistas e receberam um informativo produzido pela CUT, que explica o motivo da crise e porque os trabalhadores não devem aceitar redução de salários e demissões.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva, os trabalhadores devem estar informados e mobilizados para evitar abuso das empresas.
Segundo Terto, muitas empresas aproveitam notícias sobre a crise para demitir e fazer terror contra os empregados. Ele cita o exemplo da indústria de eletroeletrônicos Flextronics, que somente em dezembro de 2008, demitiu 2,4 mil trabalhadores em nome da crise. “Tem uma série de fábricas que abusa da contratação temporária e no primeiro rumor ela demite e passa a fazer terror contra os trabalhadores”, diz Terto.
Da CUT