Mais de 16 ações do Território de Paz chegam a São Bernardo do Campo

Programa foi lançado nesta quarta-feira (4) e beneficiará comunidade do Grande Alvarenga

 Nem mesmo o calor de mais de 30ºc impediu que centenas de integrantes do projeto Mulheres da Paz e jovens que irão participar do Protejo lotassem o clube Ford, na tarde desta quarta feira (3) em São Bernardo do Campo. Eles e vários moradores do bairro de Alvarenga participaram do lançamento do 20º Território de Paz, do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Com o Território de Paz, a comunidade será beneficiada com mais de 16 ações sociais e policiais simultâneas para reduzir os índices de criminalidade e prevenir a violência.

O vice-presidente da República, José Alencar, exaltou a implantação do Território de Paz no município. “O Pronasci com ajuda da família pode recuperar os jovens em situação de risco e fazê-los vencedores”, disse.

Este foi o último lançamento de Território de Paz do qual participou o ministro da Justiça, Tarso Genro. O ministro anunciou que deixará deixará o cargo no dia 10 de fevereiro. “O Território de Paz só tem sentido se houver colaboração da União, estados e municípios”, disse o ministro.

Segundo ele, ações como o Protejo e as Mulheres da Paz, que permitem uma maior organização da comunidade para proteger o jovem, “podem ser a grande virada para a segurança pública do país”.

Tarso ainda lembrou que o primeiro Território de Paz, instalado em dezembro de 2009, em Santo Amaro, no Recife, já conseguiu diminuir em cerca de 66% os crimes na região.

O prefeito de São Bernardo comemorou a iniciativa e ressaltou que segurança pública não é só repressão. “Também é preciso mais investimentos para uma melhor condição de vida para os cidadãos”, disse.

A coordenadora do projeto Mulheres da Paz no município, Jacilânia Oliveira, falou que o projeto significa esperança e possibilita a construção de uma cultura de paz. “Vamos ajudar São Bernardo a ficar mais segura”, disse Jacilânia que coordenará 300 mulheres.

Conheça as ações do Território de Paz em São Bernardo do Campo

Segurança com Cidadania

O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem desconsiderar as estratégias qualificadas de repressão. São mais de 90 ações integrando a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade. Criado em 2007, o Programa deverá investir R$ 6,7 bilhões em segurança pública até 2011.

O Pronasci é considerado um modelo mundial de política pública de segurança contra a criminalidade, segundo a Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento. Foi criado para diminuir a criminalidade das regiões metropolitanas que apresentam os mais altos índices de homicídio.

O público-alvo é formado por jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Atualmente, são integrantes do Pronasci mais de 170 municípios, 23 estados e o Distrito Federal.

Entre os principais projetos está o projeto Mulheres da Paz que capacita lideranças femininas para atuarem na prevenção da violência e na identificação de jovens em situação de risco na comunidade. Elas encaminham os adolescentes para o Projeto de Proteção a Jovens em Território vulnerável (Protejo) que oferece atividades educativas, esportivas, culturais, profissionalizantes e de lazer

 

Ministério da Justiça