Mais de 2,7 milhões de ingressos da Copa foram vendidos, diz ministro

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, afirmou que já foram vendidos mais de 2,7 milhões de ingressos para os jogos da Copa do Mundo, um número considerado por ele como “espetacular”.

De acordo com Lages, a estimativa inicial da Embratur, da chegada de 600 mil turistas estrangeiros para a Copa, será ultrapassada.

O ministro, que participou nesta segunda-feira de um seminário no Rio acerca das perspectivas para o setor de turismo após a Copa, disse que mais de 500 mil turistas estrangeiros já compraram ingressos para a competição. Em média, o total de visitantes estrangeiros em uma Copa do Mundo ultrapassa em 30% o número de turistas estrangeiros que compram ingressos.

Lages afirmou ainda que a inflação que pesa sobre o setor do turismo não preocupa. “Sempre tem aproveitadores em um momento desses. Até em um joguinho de futebol na várzea alguém está querendo vender o picolé mais caro”, disse.

“Cabe ao consumidor ter uma capacidade de discernir que aquele preço está fora de lógica. Se for o caso de prática abusiva ou cartelização, hoje temos mecanismos já estabelecidos no país para controlar esse tipo de abuso.”

Ele defendeu a desoneração sobre as empresas aéreas e companhias da cadeia do turismo e afirmou que vai trabalhar para desonerar o setor para tornar o turismo no Brasil mais competitivo no cenário internacional.

Sem ser específico, Lages afirmou que medidas de desoneração devem contemplar a folha de pagamento das empresas e processos de licenciamento.

“O país como um todo tem refletido sobre isso. Temos uma agenda importante nesse tema e vamos lutar para que o turismo entre nessa agenda também como outros setores que obtiveram esses benefícios”, disse Lages. 

Do Valor Econômico