Mais de 20 metalúrgicos vencem eleições em todo o Brasil
O grande destaque da categoria foi Luiz Marinho, eleito prefeito em São Bernardo, e também Paulo Dias, do Metalurgicos do ABC, que conquistou uma vaga na Câmara da cidade que será administada por Marinho
O ano de 2008 será lembrado para sempre entre os metalúrgicos da CUT. Diversos companheiros tiveram o reconhecimento da população pelo trabalho realizado em prol da classe trabalhadora como dirigentes sindicais e conquistaram vitórias importantes nas eleições municipais para ocupar cargos no Legislativo e Executivo.
Foram pelo menos 21 companheiros que atuam no sindicalismo de base, em entidades filiadas à Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), eleitos para ocupar vagas nas Câmaras Municipais em todo o país.
Mas o grande destaque entre os metalúrgicos eleitos em 2008 foi Luiz Marinho. Com 58,19% dos votos válidos, Marinho conquistou a prefeitura de São Bernardo do Campo ao vencer o candidato da situação, o tucano Orlando Morando, que obteve 41,81%. Durante sua militância sindical, Marinho ocupou a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e também foi presidente nacional da CUT. Antes de se tornar prefeito, o metalúrgico ocupou também os Ministérios do Trabalho e da Previdência no governo Lula.
Cidade histórica para a classe operária – São Bernardo tem 800 mil habitantes e diversos simbolismos para o PT e os trabalhadores metalúrgicos, já que foi palco das greves mais importantes da história sindical do País na década de 70, num movimento liderado pelo então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, que acabou fomentando a criação do Partido dos Trabalhadores e da CUT. O município tem orçamento de R$ 2,2 bilhões. O terceiro maior de São Paulo.
Também elegeram-se para o cargo de prefeito dois metalúrgicos do Rio Grande do Sul: Vilmar Ballin (Sapucaia do Sul) e Gilmar Rinaldi (Nova Santa Rita), que foi dirigente no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas.
Vereadores – Da atual direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foi eleito o companheiro Paulo Dias, que ficou entre os dez candidatos a vereador mais votados em São Bernardo e foi eleito pelo Partido os Trabalhadores, com 4.890 votos, além dele, os ex-diretores José Ferreira e Tião Mateus também exercerão mandatos na cidade nos próximos quatro anos.
Em Diadema foram eleitos vereadores Zé Antonio e Maninho, e na cidade de Santo André os companheiros Malatesta, Jairinho e Montorinho foram eleitos. Em Mauá foi eleito para a Câmara o companheiro Marcelo Oliveira.
Na cidade de São Paulo foi eleito vereador o companheiro Alfredinho (ex-Ford) e em Suzano o companheiro Derli.
No interior do Estado elegeu-se vereador o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Izídio de Brito, além dos companheiros Ronaldo (São Carlos), Abelardo (Botucatu), Willhes Gomes (Salto) e Geraldinho (Piedade).
No Estado do Rio de Janeiro, Mirim ocupará uma cadeira na Câmara de Resende. Já em Minas Gerais, Cícero, que é dirigente no Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem foi eleito na cidade de Ibirité.
No Rio Grande do Sul, mais metalúrgicos tiveram a aprovação do povo gaúcho das urnas: Jaime Basso conquistou uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Erechim, Nelsinho foi eleito em Canoas e Zé Rosales, que pertence à base dos metalúrgicos de Canoas, foi eleito em Nova Santa Rita.
As vitórias desses companheiros garantem representatividade para a categoria e poder de mobilização junto às empresas para as reivindicações dos trabalhadores.
Há também companheiros que obtiveram um número expressivo de votos e estão na condição de suplentes. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Claudir Nespolo e o funcionário na Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, Profeta, são dois exemplos de metalúrgicos que podem ocupar em breve uma vaga no Legislativo.
Em Taubaté, os metalúrgicos tiveram uma boa participação. Os três candidatos a vereador pelo Partido dos Trabalhadores obtiveram juntos 2.822 votos, representando 28,5% dos votos para vereador do partido. O companheiro Baiano foi o candidato a vereador mais votado do PT de Taubaté, com 1.662 votos.
Vale lembrar que os metalúrgicos também possuem representantes na Câmara Federal, com os deputados Vicentinho (SP), ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos
do ABC e da CUT e Marco Maia (RS), que já foi dirigente na FEM/CUT-RS e na CNM/CUT.
Apoio metalúrgico em Santa Catarina – Ao lado de mais de 3 mil militantes e simpatizantes, o petista Carlito Merss, comemorou a vitória nas eleições para prefeito de Joinville. A cidade que em breve receberá a nova planta da GM no país, hoje é o maior colégio eleitoral do estado com cerca de 340 mil eleitores e teve uma participação decisiva dos metalúrgicos durante sua vitoriosa campanha.
Além da cidade catarinense, outros importantes pólos industriais do país elegeram prefeitos do PT que trabalham alinhados à luta da classe trabalhadora: Guarulhos, Osasco, São Carlos, Hortolândia e Votorantim (SP), Betim e Contagem (MG), Petrópolis (RJ), Anápolis (GO), Canoas, São Leopoldo, Viamão, Gravataí e Novo Hamburgo (RS), Vitória (ES), Camaçari (BA) e Fortaleza (CE), entre outras. As vitórias nestes importantes centros industriais foram fruto dos benefícios causados pelo aumento nos investimentos, o crescimento do emprego e a melhoria salarial, que são conquistas do governo Lula e dos sindicatos.
Valter Bittencourt – Imprensa CNM/CUT