Mais de ⅓ da publicidade de carros na TV no Brasil é de marcas chinesas
BYD e GWM dominam número de inserções nas emissoras abertas e fechadas com filmes sobre veículos eletrificados
A nova ofensiva chinesa no mercado brasileiro pode ser medida pela quantidade de propaganda na televisão. É que as duas principais marcas da China em operação no Brasil responderam por mais de ⅓ da publicidade de carros na TV.Estudo realizado pela Tunad, empresa de inteligência de mídia, revela que BYD e GWM já representam 38,4% das inserções na televisão na categoria de veículos. Os dados incluem publicidade de carros na TV aberta e paga em 2023.
Segundo o levantamento, só as duas marcas somaram 6.723 propagandas na televisão ao longo de 2023. A maior concentração de publicidade de carros das marcas no Brasil ocorreu na TV paga: 96%. A GWM começou com campanhas na TV brasileira em fevereiro de 2023. Na soma do ano, foram 81 inserções da marca nas emissoras com sinal aberto e 1.981, em canais por assinatura.
A BYD, porém, superou em muito a rival quando o assunto é publicidade de carro na TV no Brasil. Em 2023, foram 172 inserções de publicidade na TV aberta e 4.529 na TV paga. Sò em setembro, a fabricante teve 2.218 filmes veiculados na televisão.
O levantamento da Tunad, que monitora 170 canais abertos e por assinatura nas principais praças do estado de São Paulo, aponta, inclusive, para o crescimento da publicidade na TV das duas marcas na última metade do ano. A média de participação de BYD e GWM nas inserções no segundo semestre foi a 14,5%, contra 1,5% no primeiro semestre.
Do Automotive Business