“Mais Médicos” já beneficia 33 milhões de brasileiros, afirma Dilma
A presidente Dilma Rousseff afirmou em seu programa semanal de rádio desta segunda-feira que o programa “Mais Médicos” contabiliza 9.490 profissionais em atuação em 3.025 municípios e 31 distritos indígenas. Segundo a presidente, são 33 milhões de brasileiros beneficiados. Dilma aproveitou para reafirmar a meta de cumprimento de 100% da demanda apresentada ao programa pelos municípios.
O balanço mais atualizado informado por Dilma ocorre depois de o levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), apresentado na última semana, revelar que a falta de médicos é o principal problema de 81% dos hospitais do país e apontar problemas relacionados a insuficiência de leitos; superlotação de emergências hospitalares; desigualdade na distribuição de médicos no país; falta de medicamentos e insumos hospitalares; ausência de equipamentos; inadequada estrutura física; e insuficiência de recursos de tecnologia da informação.
A presidente classificou como “um passo importantíssimo” para garantir “mais saúde e mais qualidade no atendimento médico” a chegada em abril de mais 3.745 profissionais para atendimento por meio do “Mais Médicos”. De acordo com Dilma, a cobertura do programa passará para 4.040 municípios do país.
“Não teremos mais aquela situação que é inaceitável, de municípios sem nenhum médico. Deixará de ser comum aquilo que ocorria em vários municípios, de só ter médico no posto um ou dois dias da semana, ou até, imagine só, um ou dois dias por mês”, disse Dilma. “Serão, a partir de abril, cerca de 46 milhões de pessoas mais bem atendidas e com médicos perto de suas casas”, completou.
Dilma fez menção em seu programa à pesquisa Datafolha divulgada na semana passada segundo a qual cerca de 70% dos entrevistados – beneficiados pelo programa – consideram o atendimento ótimo ou bom e duas em cada três pessoas aprovam a decisão de trazer médicos formados fora do Brasil para melhorar o atendimento médico na rede pública. A presidente destacou que, na região Nordeste, a decisão é aprovada por 72% dos beneficiados pelo programa.
“Os resultados nos dão a certeza de que nós estamos no caminho certo”, disse a presidente, destacando ainda a maior oferta pelo governo de cursos de Medicina. “Tenho certeza de que vamos ajudar o Brasil a ampliar o número de médicos e dar mais qualidade à formação dos nossos profissionais. Assim, nós garantimos um atendimento digno e respeitoso para a nossa população”, afirmou. “E iremos em frente, porque nosso lema é mais médicos para o Brasil e mais saúde para vocês, brasileiras e brasileiros”, completou a presidente, dirigindo-se a ouvintes.
Lançado no segundo semestre de 2013, ano de realização da auditoria do TCU, o programa “Mais Médicos” prevê a contratação de profissionais brasileiros e estrangeiros para atuação em localidades afastadas dos grandes centros e ampliação da formação médica no país. O programa, que enfrentou resistência por diversos setores da sociedade, é uma das principais vitrines de Dilma para a campanha à reeleição em outubro.
Do Valor Econômico