Mais participação das mulheres nos espaços de poder

Ao lado de temas como combate à violência e igualdade salarial, o assunto está sendo debatido durante as comemorações do 8 de março, Dia Internacional da Mulher

Ao lado de temas como combate à violência e igualdade salarial, a participação das mulheres nos espaços de poder é outro assunto que está sendo debatido durante as comemorações do 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Nas câmaras municipais brasileiras, apenas 12,5% das eleitas em outubro passado são mulheres. Das 513 vagas para deputados, só 46 são ocupadas por mulheres (9% do total).
No Senado, são 10 mulheres para 81 vagas, o equivalente a 12,3%.

Para aumentar a participação das mulheres na vida pública, as entidades defendem uma reforma política profunda que leve em consideração as demandas femininas.

Listas
É com esse objetivo que a Secretaria de Políticas para as Mulheres promoverá o seminário Mais mulheres no poder, uma questão de democracia, nos dias 9 e 10 no Memorial JK, em Brasília, para debater essa baixa representação das mulheres e a reforma política.

Um dos mecanismos defendidos pela ministra-chefe da Secretaria, Nilcéia Freire, para resolver esse problema é a criação de listas partidárias por sexo nas eleições e a exigência de cotas para todas as instâncias de poder.