Mais qualidade de vida e emprego

Os metalúrgicos do ABC conquistaram a redução de jornada sem redução de salário em mais uma fábrica. Na última sexta-feira, os trabalhadores na Cofap de São Bernardo aprovaram a nova escala que diminui de 44 horas para 40 horas e 40 minutos a jornada semanal para os cerca de 540 companheiros na empresa.

Na mesma assembléia foi divulgado também o acordo com o banco Real que permitirá empréstimos com as prestações descontadas em folha a partir de hoje.

O acordo custou mais de um ano de intensas negociações entre o Sindicato e a empresa.

“A redução da jornada era uma luta antiga do pessoal aqui”, afirmou Juarez Barros da Silva, o Buda, diretor do Sindicato, aproveitando para agradecer os companheiros pela confiança dada nas negociações.

O coordenador de São Bernardo, José Paulo Nogueira, destacou que a redução foi um grande passo, mas a briga ainda não terminou. “Queremos as 40 horas semanais”, salientou. Ele alertou os metalúrgicos na Cofap para não usarem o tempo extra conquistado fazendo horas extras.

O presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, completou: “Com jornada reduzida, melhora a qualidade de vida do trabalhador, que tem mais tempo para a família, para o lazer e também para adquirir conhecimentos, cultura, melhorar sua qualificação até para operar as novas máquinas”.

O dirigente insistiu, observando que a redução da jornada pode gerar empregos quando os trabalhadores controlam as horas extras. Também diminui as demissões quando as empresas fazem reestruturação produtiva ou introduzem novas tecnologias.

Segundo o Dieese, a redução da jornada de 44 horas para 40 horas semanais em todo o País levará a criação imediata de pelo menos 3 milhões de novos empregos.