Mantega destaca desempenho brasileiro na crise em reunião ministerial

Na apresentação que fez durante a reunião, ministro da Fazenda listou as medidas anticrise adotadas pelo governo Lula até agora e seus efeitos sobre o nível de atividade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciaram dados confortáveis sobre o desempenho da economia brasileira para 2010, durante as exposições que fizeram na reunião ministerial na Granja do Torto, coordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (13).

Na apresentação que fez durante a reunião, Mantega listou as medidas anticrise adotadas pelo governo até agora e seus efeitos sobre o nível de atividade. O ministro, que prevê alta de 4,5% do PIB para o ano que vem, disse que o crédito foi “restabelecido em parte”, embora tenha afirmado que os spreads e os juros continuam altos.

Mantega destacou o papel do mercado interno na sustentação da demanda e citou a recuperação do nível de emprego “na maioria dos setores”.

Sobre a produção, o ministro disse que o ajuste de estoques da indústria “completou-se” e que o setor voltará a crescer no segundo semestre. Ele defendeu ainda que as companhias precisam ver a crise como oportunidade para ocupar mercados e para comprar empresas no exterior.

De acordo com relato do ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, as previsões de crescimento da economia brasileira para 2010, com base em dados mais pessimistas, indicam um crescimento entre 2,5% e 3,5%. Já as estimativas de analistas norte-americanos, assinalou ele, projetam crescimento até 5%.

Segundo Múcio, os ministros também falaram sobre a expectativa de crescimento para 2009, que deve ficar acima da média mundial. “Isso é uma coisa que nos conforta”, disse. “E mostra que estamos enfrentando a crise com previsão de terminar este ano com saldo positivo, com previsão de geração de novos postos de trabalho, com a economia voltando a dar sinais de reaquecimento e a indústria voltando a contratar e com novas empresas surgindo.”

Ainda de acordo com Múcio, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, fez um balanço do crescimento das exportações do setor. Stephanes disse que alguns mercados, como o asiático, voltaram a ser grandes compradores dos produtros agrícolas brasileiros.

Do Valor Online, com Agência Brasil