Mantega diz que economia voltará a acelerar no segundo semestre

O ministro da Fazenda afirmou que o movimento da economia já está melhor no começo deste ano que no último trimestre de 2008

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na última sexta-feira (13), depois de encontro com empresários de São Paulo, que a economia brasileira voltará a se acelerar a partir do segundo semestre de 2009. Ele afirmou que o movimento da economia já está melhor no começo deste ano que no último trimestre de 2008.

Mantega falou aos jornalistas após participar de almoço promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap).

O ministro evitou fazer uma previsão de quanto o PIB do Brasil vai se expandir neste ano, mas disse que o governo persegue a meta de crescimento de 4%. Mantega ressaltou que o tamanho do crescimento depende da atitude de empresas e trabalhadores perante a crise.

O ministro ressaltou que este é um momento de ousadia e que quem fizer investimentos será recompensado. “O governo continuará tomando medidas ousadas”, disse. Ele admitiu, porém, que é mais difícil fazer previsões para a economia em um ano de crise.

O ministro afirmou que uma melhora na economia poderia ser reflexo de resoluções de problemas da economia norte-americana. Mantega afirmou que o governo Obama ainda não conseguiu dar uma resposta objetiva para os ativos tóxicos do mercado imobiliário. Ele disse estar “torcendo” para a aceleração da resolução do problema.

Guido Mantega voltou a afirmar que o Brasil tem vantagem competitiva neste momento de crise porque sua economia está em melhores condições que a de outros países. “O consumidor não tem que se intimidar”, disse, ressaltando que o momento é de uma ação pró-ativa e de mobilização da sociedade contra a crise.

Do PT