Mantega fala no Sindicato sobre o papel do Estado


As ações adotadas pelo governo brasileiro para enfrentar a crise econômica mundial serão o tema da palestra que o ministro da Fazenda, Guido Mantega (foto), fará amanhã, às 18h, na Sede. Compareça!

Ele virá ao Sindicato para receber o prêmio João Ferrador de Promoção da Cidadania, criado pela entidade para homenagear pessoas e entidades que se destacam na defesa dos interesses dos trabalhadores.

Ontem, em Brasília, ao avaliar as medidas tomadas pelo governo para superar a instabilidade econômica, o ministro comemorou. “Saímos da crise de cabeça erguida e não destroçados”, disse.

“Estamos todos de parabéns. Lá fora todos reconhecem o sucesso do Brasil diante da crise”, completou.

Medidas corretas
Mantega acredita que o Brasil foi um dos primeiros a superar os problemas porque não ficou em pânico como os outros países. Ao contrário, o governo agiu e redirecionou os investimentos do Estado, que voltaram a ser importantes na evolução da economia nacional.

Entre outras medidas, citou o acúmulo de reservas internacionais acima de R$ 400 bilhões; a atitude dos bancos públicos, que acrescentaram 25% à oferta de crédito durante a crise, enquanto os bancos privados contribuíram com apenas 3,9%; a redução do superávite primário,
redirecionando para investimentos o dinheiro economizado.