Marca chinesa Xpeng está de olho no Brasil

Mais uma montadora chinesa pode pintar por aqui em breve. A marca Xpeng está de olho no Brasil e estuda a possibilidade de vender seus carros no país. O vice-presidente da Xpeng, Brian Gu, revelou, em entrevista à Bloomberg TV, que a empresa “está monitorando de perto” oportunidades na Europa e na América Latina.

Brasil e México surgem como prioridades entre os países latino americanos, embora Gu tenha admitido que operar nesses locais exigiria investimentos significativos em produção e infraestrutura. Enquanto isso, a Xpeng deve iniciar a produção de carros na Indonésia no segundo semestre deste ano. A montadora também está erguendo um centro de pesquisa e desenvolvimento na Alemanha.

A eventual chegada da marca Xpeng ao Brasil seria uma consequência indireta das recentes medidas tomadas pelos Estados Unidos contra as empresas da China. No fim do ano passado, o ex-presidente Joe Biden quadruplicou o imposto de importação sobre carros chineses. Dessa maneira, a alíquota passou de 25% para 100%. Em meados de março, Donald Trump dobrou a tarifa sobre todas as importações chinesas de 10% para 20%.

Todas as medidas podem (e devem) fazer com que as montadoras chinesas olhem para outros mercados fora dos Estados Unidos. O sucesso de conterrâneas como BYD e GWM no Brasil pode seduzir a Xpeng – como já ocorreu com várias montadoras que estreiam por aqui ainda em 2025. Atualmente, a Xpeng está em 30 países, sobretudo no Sudeste Asiático e no Oriente Médio.

Do Automotive Business