Marcas de carro apostam em lojas nas redes sociais e ‘test-drive delivery’ para continuar vendendo na pandemia

Com maioria das concessionárias fechadas, fabricantes também aceleraram processos de comércio eletrônico

Com parte das concessionárias fechadas, fabricantes de veículos estão buscando formas alternativas para amenizar a queda nas vendas durante a pandemia do coronavírus. Para não perder negócio, vale chamar o cliente no “zap”, criar loja no Instagram, pagar parcelas do financiamento — ou começar a cobrar só no ano que vem, e até apelar para o test-drive delivery.

Tudo começa antes mesmo da compra. No site de muitas marcas, há espaços próprios para as ações de vendas em tempos de pandemia de coronavírus. A Volkswagen, por exemplo, incluiu contatos de WhatsApp na lista de concessionárias em seu endereço na internet. Já a Hyundai levou a própria concessionária para o aplicativo. Na verdade, aplicativos. Além do WhatsApp, a marca coreana abriu lojas também no Facebook e no Instagram.

A BMW pegou carona, e, recentemente, anunciou a criação de uma loja no Instagram, onde já vende os modelos Série 1, Série 2, Série 3, X1 e X2. Segundo a marca, em uma semana, 40 clientes demonstraram interesse em adquirir um carro. Agora, se o cliente faz mesmo questão de ter o ambiente de concessionária, a Volvo encontrou uma solução. Ao entrar em um site, o cliente pode passear pela loja, em um tour 360. É possível conhecer todos os modelos, inclusive entrar nos carros.

A Volkswagen, que, desde 2018 testa um modelo chamado “concessionária digital”, onde é possível conhecer os modelos usando óculos de realidade aumentada, viu a necessidade de acelerar a implantação com a pandemia. Praticamente todas as marcas criaram mecanismos para levar um carro até o cliente, para que ele possa dar uma voltinha antes de se decidir. As fabricantes garantem que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas. Isso inclui o fim do aperto de mão no vendedor, até a higienização completa do veículo.

Do G1