Marcas de carro japonesas miram Índia como novo centro de produção

Nomes como Toyota, Suzuki e Honda movem suas fábricas para o país visando maior independência da China

Produtores automobilísticos japoneses como Suzuki, Toyota e Honda passaram a fazer investimentos pesados na Índia, visando mover suas produções para o país, aproveitando os baixos custos de operação e ampla força de trabalho.

A medida também destaca a importância econômica da Índia como alternativa à dependência que muitos países, especialmente na Ásia, têm na China. Combinadas, a Toyota, que é líder mundial na produção de carros, e a Suzuki, que lidera o mercado da Índia com uma fatia de 40%, planejam investimentos de 11 bilhões de dólares no país até 2030, que também é o terceiro maior mercado automobilístico do mundo.

Além disso, a Honda também anunciou que pretende que a Índia seja o centro de produção e exportação para um dos seus novos modelos de carro elétrico, que explora outra vantagem indiana – o país se mantém totalmente fechado a veículos elétricos chineses, o que significa que o novo modelo da Honda não enfrentaria competição direta imediata de marcas como a BYD, que vem crescendo em popularidade.

Fabricantes japoneses estão tendo dificuldades em lucrar no mercado chinês, em meio a uma guerra comercial entre as próprias marcas chinesas, o que afeta diretamente o preço competitivo dos veículos.

Da Exame