Marcopolo inicia operações com seu 1º ônibus elétrico 100% nacional

Serão disponibilizados 130 ônibus elétricos Marcopolo Attivi neste ano e até 1.000 unidades em 2024

A Marcopolo iniciou o cronograma de operações das primeiras unidades do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos pela marca. De olho na demanda crescente por eletrificação no transporte público, a empresa começa a disponibilizar seus veículos para avaliação em diferentes cidades do país.

Produzido com a expertise da engenharia nacional, o ônibus elétrico Marcopolo Attivi possui configurações diferenciadas e adaptáveis, de acordo com a necessidade individual dos munícipios. O Attivi Integral já passou por testes em Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ) e avançará para outras cidades, inclusive no estado de São Paulo.

Durante a apresentação para a imprensa, a Marcopolo enfatizou um maior rigor no nível dos testes de segurança e durabilidade, considerando um uso mais prolongado dos ônibus elétricos em comparação com os ônibus com motor a combustão, devido ao seu custo mais elevado.

Em termos de produção, Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, destaca que a expectativa é produzir 1.000 ônibus elétricos no primeiro ano na fábrica de Caixas do Sul (RS), número que pode avançar para até 3.000 veículos por ano (combinando chassis elétrico e ônibus elétrico integral) caso haja demanda. Neste início de operação foram disponibilizadas 10 unidades para avaliação dos munícipios e outras 20 unidades para pronta-entrega.

Outras 100 unidades podem ser encomendadas pelo modelo tradicional até o fim do ano. A cidade de São Paulo (SP) é um dos mercados estratégicos para o Marcolopo Attivi, onde a prefeitura já tem legislação para a transição energética e meta de implantar uma frota de 2.600 ônibus elétricos em 2024, substituindo de forma gradativa os cerca de 15.000 veículos movidos a diesel em circulação.

Do InsideEVs