Marinho abre 1º Encontro Municipal de Saúde
O objetivo principal do encontro é discutir a reconstrução do Sistema Único de Saúde na cidade e a retomada do processo de fortalecimento da gestão participativa no SUS, além de debater a importância do atendimento aos usuários do sistema
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, participou, na sexta-feira (03), da abertura do 1º Encontro Popular de Saúde do município, no teatro Lauro Gomes. No evento, que contou com a presença do secretário de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza e da deputada estadual Ana do Carmo, além de membros do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Gestor, o chefe do Executivo assinou o decreto que regimenta a realização da 6º Conferência Municipal de Saúde, prevista para acontecer no dia 31 de julho.
O objetivo principal do encontro é discutir a reconstrução do Sistema Único de Saúde na cidade e a retomada do processo de fortalecimento da gestão participativa no SUS, além de debater a importância do atendimento aos usuários do sistema.
Na abertura, o prefeito reafirmou o compromisso de valorizar o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, e ressaltou a importância da participação da população na discussão das políticas públicas. “Um gestor público precisa interagir com a cidade, e a população tem um papel determinante para debater e encontrar a melhor solução para os problemas”, disse. “Por isso, convoco a todos que participem, pois só assim conseguiremos mudar o rumo do nosso município”, concluiu.
Para o secretário de Saúde, Arthur Chioro, esse primeiro encontro tem um significado especial porque dá a partida para a realização da Conferência Municipal de Saúde, que não era realizada desde 2003, e que permitirá o planejamento de ações para a reestruturação do Sistema Único de Saúde na cidade. “São Bernardo está entrando em um amplo processo de participação da sociedade na definição das prioridades e de todas as políticas que poderão, efetivamente, promover a cidadania no município”, afirmou.
Já o secretário de Gestão Participativa do Ministério da Saúde enfatizou que um gestor que governa com a participação popular, que aponta e as necessidades e os rumos a serem seguidos, são essenciais para o fortalecimento do SUS em uma cidade. “O Sistema Único de Saúde precisa ser reconhecido como patrimônio da população brasileira. Com o compromisso do governo Luiz Marinho e a discussão das diretrizes na área da Saúde Pública, certamente teremos um SUS bem sucedido na cidade”, concluiu Antônio Alves.
Ao final da solenidade, o prefeito assinou a adesão online ao Pacto em Defesa do SUS. A campanha é promovida pelo Conselho Nacional de Saúde em defesa do caráter público e universal do sistema de saúde brasileiro, por meio da luta pela regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que garante recursos mínimos das três esferas de governo para o custeio das ações de saúde.
Neste sábado, das 8h às 13h, a mesa redonda contará com a participação do secretário de Estado da Saúde da Bahia, Dr. Jorge Solla, deputado Estadual Carlos Néder e deputada Federal Luiza Erundina, que abordarão os temas SUS no Município, Desafios para a Consolidação do SUS e A importância do Controle Social na Consolidação das Políticas Públicas.
Da Prefeitura de São Bernardo