Marinho assina contrato com a CEF para recebimento de tributos municipais

Presidente da Caixa Econômica anunciou a abertura de uma agência no Demarchi e mais três lotéricas na cidade

Os contribuintes de São Bernardo do Campo já contam com mais 89 pontos de atendimento para pagamento de tributos e taxas municipais. Esse novo serviço foi possibilitado graças ao contrato para prestação de serviço de arrecadação assinado nesta quarta-feira (21) pelo prefeito Luiz Marinho, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, o secretário Municipal de Finanças, Jorge Mattoso, e o superintendente regional da CEF no ABC, Everaldo Coelho da Silva.

Para o prefeito de São Bernardo, o convênio entre Prefeitura e o banco público é o primeiro passo para o fortalecimento de uma parceria que possibilitará ao município fazer os investimentos sociais necessários. “Apesar de ser uma cidade forte, São Bernardo tem muita desigualdade. Precisamos contar com parcerias importantes como a da Caixa para realizar os projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no decorrer da Administração”, afirmou.

Marinho também destacou a necessidade de abertura de mais agências da Caixa na cidade. “Acho que 10 agências ainda é pouco para um município como São Bernardo. Existem bairros, como o Batistini e o Alvarenga, que não possuem nenhuma instituição financeira para atender sua população. Podemos iniciar essa discussão e apresentar os bairros com potencial para receber novas agências”, disse.

Segundo o secretário de Finanças, Jorge Mattoso, a falta de pontos para arrecadação dos tributos municipais era uma das maiores reclamações da população, tanto no Poupatempo quanto na secretaria. “Com a ampliação do acesso aos serviços bancários quem ganha é a população, principalmente a mais carente, que agora poderá utilizar as casas lotéricas e correspondentes bancários em seus próprios bairros, sem ter que se deslocar para a região central”, completou.

Também participaram da solenidade o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda; o superintendente Nacional da CEF para o Estado de São Paulo, Maurício Quarezemin; os deputados estaduais Alex Manente e Ana do Carmo e o presidente da Câmara Municipal de São Bernardo, vereador Otávio Manente.

Expansão – A presidenta da Caixa Econômica Federal anunciou que os serviços da instituição estão em processo de expansão na cidade. Em 2009, São Bernardo ainda passará a contar com mais 20 correspondentes, uma nova agência que será aberta no bairro Demarchi e outras três casas lotéricas, sendo uma no bairro Alvarenga, totalizando 113 postos de serviço. “Esse momento resume a visão e o comprometimento tanto da Caixa quanto da Prefeitura com a eficiência da gestão pública e em oferecer serviços adequados à necessidade da população”, concluiu Maria Fernanda Ramos Coelho.

A Caixa conta hoje na cidade com 10 agências, dois postos de atendimento bancário, 38 casas lotéricas e 39 correspondentes bancários onde o contribuinte poderá fazer o pagamento de ISSQN, Taxa de Fiscalização, Taxa de Vigilância Sanitária, Multa de Trânsito, Contribuição de Iluminação Pública, IPTU e demais Tributos e Taxas Municipais.

Da Assessoria da Prefeitura de São Bernardo do Campo