Marinho cobra Palocci
O presidente nacional da CUT, Luiz Marinho, encaminhou ontem um ofício ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, solicitando o agendamento de reunião nos próximos dias para negociar a correção da tabela do Imposto de Renda.
Ele avisa que convidará para o encontro as demais centrais sindicais, além de representantes dos sindicatos dos metalúrgicos do ABC e de Taubaté, dos bancários e dos químicos do ABC e de São Paulo e da Apeoesp.
Na mensagem, Marinho lembra que após as mobilizações no ano passado, quando conquistamos um redutor de R$ 100,00 sobre a tabela de Imposto de Renda Pessoa Física, ficou combinado entre os sindicalistas e Palocci que todos voltariam a se reunir antes do final de 2004 com o objetivo de prosseguir as negociações sobre Imposto de Renda. A intenção do ofício que Marinho mandou ontem é cobrar do ministro a realização do encontro.
Cobrança
A cobrança, aliás, acontece no momento certo. No final da semana passada, a imprensa noticiou que o presidente Lula pediu a Palocci que lhe apresente estudos com a correção da tabela do Imposto de Renda. O PT também estaria pressionando nesse sentido.
Extra-oficialmente, a informação é de que a equipe econômica pretende criar novas alíquotas. Hoje existem apenas duas alíquotas, de 15% e 27,5%.
O último reajuste na tabela do IR ocorreu em 2002, ainda no governo FHC. Na ocasião, o aumento foi de 17,5%,