Marinho faz lançamento do Plano Plurianual Participativo

Plenárias, que terão início nesta segunda-feira (27), serão realizadas em 29 regiões

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, lançou na sexta-feira (24) o Plano Plurianual Participativo (PPA) 2010-2013 de São Bernardo do Campo. Na solenidade, em que também foi apresentada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2010, Marinho conclamou a população a participar desse processo de discussão das diretrizes que vão nortear os quatro anos de governo por meio das 29 plenárias a serem realizadas a partir da próxima segunda-feira (27/4). “Estamos iniciando uma nova maneira de fazer gestão, onde cada um poderá participar ativamente, e tenho certeza de que faremos um belo processo democrático”, disse.

Segundo a secretária de Planejamento, Nilza de Oliveira, com a apresentação pública da LDO 2010 e a discussão do PPA participativo, a administração dá o primeiro passo para a abertura do diálogo com a sociedade, onde serão definidos onde e como serão investidos os recursos da cidade. “Só existe cidadania se houver apropriação pelos cidadãos dos espaços que lhes digam respeito. A partir da participação da população, com uma co-responsabilidade entre governo e sociedade civil, é que nós pretendemos fazer uma São Bernardo com inclusão social, oportunidades, mais acolhedora e com qualidade de vida”, ressaltou.

O PPA, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, definirá a orientação estratégica do governo, além de promover a elaboração e monitoramento dos programas governamentais. A atividade também é fundamental para que os resultados das políticas públicas a serem implementadas na cidade sejam alcançados. Para tanto, é essencial a participação da população, através dos mais variados segmentos sociais.

Para assegurar a participação da sociedade de forma universal, a Prefeitura de São Bernardo dividiu a cidade em 29 regiões. Em cada plenária será eleito um representante para a formação da Comissão de Acompanhamento do PPA. Esse grupo ficará responsável por acompanhar e consolidar as diretrizes que vão compor a proposta do Plano Plurianual Participativo, a ser enviado à Câmara Municipal até o dia 14 de agosto para aprovação.

As plenárias acontecerão de 27 de abril a 1º de junho, de segunda a sexta, às 18h30, e aos sábados, às 9h. A primeira reunião no Alvarenga, que foi dividido em três regiões. Dia 27 (segunda-feira), a plenária acontece na EMEB Arlindo Miguel Teixeira (Estrada dos Alvarengas, 7500, Jardim Laura), dia 28 (terça) na EMEB Fernando Pessoa (Estrada do Poney Club, 1553 – Orquídeas) e dia 29 (quarta) no Clube da Ford (Estrada dos Alvarengas, 4023 – Alvarenga).

Da Prefeitura de São Bernardo do Campo