Marinho faz vistoria no Ferrazópolis para definir projetos de melhorias
Bairro deverá ganhar um centro cultural e esportivo, além de um parque
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, esteve na sexta (06) no bairro Ferrazópolis, para vistoria em algumas áreas do bairro. Acompanhado da deputada estadual Ana do Carmo e dos secretários de Obras, Toninho da Lanchonete, e de Serviços Urbanos, José Cloves, além de técnicos da Prefeitura, Marinho pode conhecer as principais demandas daquela região e anunciou que o bairro poderá ganhar um centro cultural e esportivo, além de um parque na área verde localizada no final da Rua Aureliano de Souza.
Entre os locais visitados, o prefeito detectou uma área que pode ser transformada em um complexo cultural e esportivo para os moradores do bairro. No total são 3.774 m² de terreno pertencente à Prefeitura, dividido em quatro espaços. O primeiro é onde hoje existe um prédio em condições precárias, que antes era usado pela Associação Várzea-alegrense. Em parte dele funciona uma creche que será ser ampliada. O outro espaço visitado é onde era o sacolão municipal, que fica entre um terreno que pode ser transformado em uma quadra de esportes e o Centro Cultural Jácomo Guazzelli.
Marinho também entrou no prédio abandonado do antigo clube da Brastemp, que foi declarado área de utilidade pública em 2006 e que está em processo de desapropriação pela Prefeitura. Outro projeto interessante para os moradores será na área verde próxima à EMEI Mariana Benvinda da Costa, que deverá ser transformada em um parque, proporcionando mais lazer àquela população. “Vou pedir às secretarias envolvidas um levantamento técnico de cada área para definir os projetos que melhor vão atender a população do Ferrazópolis”, anunciou.
Regularização fundiária – Durante a vistoria, que também contou com a presença do diretor de Regularização Fundiária da Prefeitura, José Roberto Antunes, e do ex-prefeito e assessor especial, Maurício Soares, os técnicos puderam fazer um levantamento das áreas livres que podem ser utilizadas na construção de unidades habitacionais, uma vez que a regularização fundiária é um dos principais problemas a serem resolvidos naquela região.
Segundo a deputada estadual Ana do Carmo, o bairro possui mais de duas mil famílias morando em área de risco e não recebe melhorias há mais de 15 anos. “A última vez que o Ferrazópolis recebeu alguma melhoria foi na primeira gestão do ex-prefeito Maurício Soares. Tenho certeza de que agora essas pessoas vão receber a atenção que esperam há tanto tempo”, disse.
O último lugar vistoriado foi o campo de futebol na Rua Antonio Guerra, no Jardim Paraíso, onde é preciso colocar uma contenção de encosta. No local, a Defesa Civil interditou 12 casas, há cerca de dois anos, por estarem em área com risco de desmoronamento.
Da Prefeitura de São Bernardo