Marinho lança Programa de Internação Domiciliar em São Bernardo
Objetivo principal é oferecer atendimento humanizado ao paciente, que receberá acompanhamento complementar em casa
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, fez o lançamento na cidade, nesta segunda-feira (30), do Programa de Internação Domiciliar (PID). Por meio da parceria entre a Secretaria de Saúde e Fundação ABC-Faculdade de Medicina do ABC, o programa tem como objetivo oferecer assistência humanizada e qualificada aos pacientes que se adequarem aos protocolos da internação domiciliar, propiciando um maior vínculo entre os pacientes e suas famílias.
“Um dos remédios mais eficientes em um caso de enfermidade é o carinho e o ambiente familiar, que formam um processo de recuperação importante para o doente”, observou o prefeito. Outro benefício proporcionado será a ampliação da oferta dos leitos hospitalares para outros pacientes, além da redução dos custos de assistência, gerando economia para o sistema público de saúde. “Apesar da vantagem por ser um sistema de baixo custo, não foi isso o que nos fez decidir pela implantação rápida do programa, mas sim a oportunidade de oferecer melhores condições de recuperação e cuidados para esses pacientes”, enfatizou.
Segundo o secretário de Saúde, Arthur Chioro, o modelo de atendimento já é adotado há alguns anos por prefeituras de diversas cidades do país e todos os estudos comprovam a eficiência do programa, que propicia menos risco de infecção hospitalar, a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, além de liberar leitos para que outros pacientes em condições de urgência/emergência sejam atendidos.
Cada equipe do PID tem capacidade para atender 30 pacientes e é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista, além de terem à disposição nutricionista, fisioterapeuta e assistente social. De acordo com o secretário de Saúde, a formação das equipes será de acordo com a demanda apresentada. “Iniciaremos com uma, mas esse número será ampliado progressivamente, de acordo com a necessidade apresentada”, explica Chioro.
Com a implementação do programa na cidade, a Prefeitura entrará com o credenciamento no Ministério da Saúde, o que representará a vinda de R$ 240 mil por ano para o custeio de cada equipe instalada, além de R$ 50 mil no primeiro mês para a implantação do programa.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Frank Aguiar, além de secretários municipais, vereadores e membros do Conselho Municipal de Saúde.
Critérios – O PID atenderá pacientes internados nos três hospitais do município: Hospital Municipal Universitário, Hospital Anchieta e Pronto Socorro Central. No perfil de atendimento domiciliar estão idosos, adultos com necessidades de cuidados prolongados e reabilitação; portadores de doenças crônico-degenerativas em estado agudo; portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos e portadores de incapacidade funcional, provisória ou permanente.
Para receber o atendimento domiciliar, a pessoa deve atender alguns critérios, sendo que o principal deles é a presença de um responsável que exerça a função de cuidador. As visitas da equipe serão realizadas em média de duas a três vezes por mês na residência, dependendo da situação de cada paciente. Também são fundamentais o apoio e os cuidados da família com a alimentação, curativos e hidratação.
Da Prefeitura de São Bernardo