Marinho participa da pisa da uva e promete apoiar produção de vinhos na cidade

Prefeitura de São Bernardo pretende criar rota do vinho

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, anunciou que investirá no segmento produção de vinho na cidade, como forma de alavancar a geração de renda e emprego. “Vamos investir para que a cidade seja um pólo turístico, incluindo aí a produção de vinho. Será importante ter essa produção como marca da cidade”, garantiu. O município conta hoje com cerca de 70 vinicultores que se dedicam a essa especialidade e comercializam seus produtos na região.

O anúncio da medida foi feito em uma adega artesanal, no bairro Taboão, onde o prefeito participou da tradicional pisa da uva, celebração que marca o início da produção de vinho. Uma vez por ano, a família e amigos de Manuel Rodrigues de Almeida, dono do local, reúnem-se para iniciar a preparação da bebida de forma totalmente artesanal. Dois tanques cheios de uva foram pisoteados.

“Essa celebração faz parte da tradição da família, passada de pai para filho”, disse Almeida. Por ano, o local produz cerca de 9 mil litros de vinho. Acostumado a reuniões e outras situações formais, o chefe do Executivo “colocou o pé na massa” e participou da pisa, ao lado do presidente do Ciesp, Mauro Miagutti, e da família Almeida. Em sua adega, o vinicultor comercializa 16 tipos de vinho de diversos anos, entre eles o Porto, além de conhaque e bagaceira, que também são feitos a partir da uva.

Rota do Vinho – Por orientação do prefeito Luiz Marinho, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson José da Conceição, anunciou durante a pisa da uva que, a exemplo da famosa rota dos restaurantes localizada no bairro Demarchi e do pólo moveleiro no centro da cidade, marcas consagradas do município, a Prefeitura de São Bernardo do Campo pretende criar a rota do vinho

O objetivo é divulgar ao público um dos bons produtos que são produzidos na cidade e colocá-la entre as cidades do vinho, valorizando a produção artesanal, trazida por imigrantes europeus. “Poucas pessoas ainda mantêm essa prática artesanal e nem todo mundo conhece esse trabalho feito em São Bernardo. Nós queremos que turistas venham à nossa cidade também por esse produto produzido aqui”, disse Jefferson.

A rota do vinho seria desenvolvida através de divulgação em torno da cidade e ações promocionais. “Quem sabe até cada turista que visitasse a cidade pudesse levar uma garrafinha de vinho, para que fosse algo marcante”, afirmou o secretário.

Os secretários de Coordenação Governamental, Tarcísio Secoli, e Planejamento e Orçamento Participativo, Nilza de Oliveira, além do diretor de Departamento de Turismo e Eventos da prefeitura, Marcos Lula, também marcaram presença no evento.

Da Prefeitura de São Bernardo