Marinho reabre Parque de Esportes Radicais

Além da readequação de parte dos equipamentos, novas atrações foram acrescentadas, como uma pista de skate mirim de 370 metros (única no país voltada ao público de até 11 anos), uma pista de finger board (skate de dedo) e novas áreas para flat land e skate freestyle

O Parque da Juventude Città Di Marostica foi reaberto na manhã deste sábado (09) pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. Maior espaço do gênero na América Latina, o Parque estava fechado desde o início de fevereiro para reformas. Além da readequação de parte dos equipamentos, novas atrações foram acrescentadas, como uma pista de skate mirim de 370 metros (única no país voltada ao público de até 11 anos), uma pista de finger board (skate de dedo) e novas áreas para flat land e skate freestyle. Uma tirolesa para adultos com 240 metros de extensão é outra novidade que os usuários poderão encontrar.

Depois de inaugurar a pista mirim e a finger board – que imediatamente passaram a ser utilizadas pelas crianças presentes no evento – o prefeito Luiz Marinho esclareceu que, antes da reforma, 70% dos equipamentos não apresentavam condições ideais de uso. “O parque é de vocês, de nossa juventude. Espero que surjam alguns campeões daqui”, disse.

Um cuidado especial foi com a reforma e readequação das pistas e equipamentos. Marcelo Santos, presidente da Confederação Brasileira de Skate, afirma que foi possível perceber que uma das primeiras preocupações da administração municipal foi o cuidado com o Parque, inclusive “com coisas que parecem insignificantes, como pequenas rachaduras nas pistas, que antes não eram consertadas adequadamente”. Sobre a inauguração da pista infantil de Skate, Marcelo afirmou estar certo de que ela poderá revelar novos talentos no esporte.

A restauração do half pipe, enferrujado e interditado desde 2008, é um exemplo do tipo de reforma feita, assim como a pista de street park, que teve novos obstáculos instalados. Outra importante diferença que os usuários vão notar é o trabalho realizado nas paredes de escalada e rapel já que novas vias, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), foram construídas.

Mais do que reformar equipamentos, todas as estruturas voltadas à administração local e recepção de visitantes foi aperfeiçoada. Foram construídos novos bancos, totalizando 278 metros de extensão, e plantadas árvores. A iluminação foi substituída por lâmpadas de mercúrio (brancas) de modo a não atrapalhar o desempenho dos esportistas à noite e os banheiros foram reformados.

Da Prefeitura de São Bernardo